45 ANOS DEPOIS DA ABSOLVIÇÃO NO PROCESSO DAS “TRÊS MARIAS”

Foi a 7 de Maio de 1974 que terminou o processo instaurado pelo fascismo às autoras das “As Novas Cartas Portuguesas” das escritoras portuguesas Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Tinham sido publicadas em 1972 e a obra foi proibida pela censura e aberto um processo contra as autoras, tornando o texto e o caso da sua supressão internacionalmente famosos . No livro aparecem figuras femininas marcadas por condicionalismos de vária ordem, maltratadas, enclausuradas, dependentes, vítimas de amor ou paixão, casadas à força, enganadas, exploradas… e pacientes.
Na altura procuraram um editor. A Dom Quixote – dirigida por outra mulher, Snu Abecassis, que já ousara enfrentar a censura com a publicação da obra de uma das autoras, e tivera como consequência a ameaça de fechar a editora, por parte de Moreira Baptista, Secretário de Estado da Informação e Turismo – mostrou-se indisponível. Será outra mulher, Natália Correia, directora literária de “Estúdios Cor”, quem ousou enfrentar a censura que reagiu ferozmente: as autoras foram acusadas de pornografia e ultraje à moral pública !

O livro foi retirado do mercado e seguiu-se um processo judicial a que só a pressão dos movimentos feministas internacionais e a Revolução de 25 de Abril de 1974 permitiram pôr termo. Dentro do país, devido à censura nos jornais pouco se soube. No estrangeiro, movimentos feministas faziam manifestações, marchas, acontecendo mesmo a ocupação da embaixada portuguesa na Holanda pelas feministas holandesas.

 

Em Vila Nova da Cerveira um mural com 80 metros quadrados das “três Marias” é uma forma de “perpetuar a liberdade de expressão”, de acordo com o município. A instalação artística ao ar livre foi criada pelo artista plástico Elton Hipólito,  natural de São Paulo, Brasil, a convite da Câmara. Está situada junto ao Baluarte de Santa Cruz.

 

 

 

One comment

  1. llopes49

    Casos graves e tristes como este,não devem / podem ser esquecidos e ignorados.Nas Escolas estes temas são abordados,ou nem por isso. O Futuro é coisa para ser pensada,assim como o passado nunca deve ser esquecido. O meu Respeito a estas Senhoras.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: