CTA – 36.º FESTIVAL DE ALMADA – RAFAEL ÁLVAREZ em ALMADA – SEGUNDA-FEIRA – 8 de JULHO, às 22 horas, no PALCO GRANDE da ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA

Rafael Alvarez “El Brujo” em Esquilo, nascimento e morte da tragédia, a partir de Ésquilo e outros autores

 

DIA 8

Rafael Álvarez em Almada

 

Na segunda-feira, dia 8 de Julho, às 14h, na Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia, em Almada, inicia-se o Sentido dos Mestres, curso de formação dirigido por Hajo Schüler – director artístico do grupo alemão Familie Flöz (que apresenta o Espectáculo de Honra deste ano, Dr. Nest) – que terá cinco sessões e que incidirá sobre a máscara e o trabalho do actor. Mais tarde, às 18h, haverá Colóquio na Esplanada, na Escola D. António da Costa, desta vez com a grande actriz Viviane de Muynck e moderado por Maria João Brilhante, a propósito do espectáculo Guerra e Terebintina, que esteve em cena nos dias 6 e 7, no Teatro Nacional D. Maria II. Às 18h30, na Sala Experimental do TMJB, continua em cena Se isto é um homem, de Primo Levi. Às 19h, também no TMJB, na Sala Principal, última oportunidade para ver Bulle Ogier e Maria de Medeiros em Um amor impossível. Às 20h30, há Música na Esplanada com o Stefano Saturnini Trio, e no Palco Grande, às 22h, Esquilo, nascimento e morte da tragédia, com o famoso actor espanhol Rafael Álvarez, (El Brujo).

Eis uma releitura inexcedivelmente cómica e catártica sobre as culturas da Antiguidade, que oferece ao público a oportunidade de revisitar os seus valores universais e intemporais, através do humor e da música. Trata-se de um monólogo – sob a forma de uma espécie singularíssima de conferência em duas partes –, criado a partir de uma investigação levada a cabo sobre o simbolismo do mundo grego clássico e do mundo antigo oriental. Uma revisitação às raízes e à eternidade de certas coisas.

Rafael Álvarez, “El Brujo” (Lucena, Córdoba, n. 1950), actor e dramaturgo, iniciou a sua carreira nos anos de 1970. Em 1995 fundou a sua própria companhia, as Producciones El Brujo. Foi já distinguido com inúmeros prémios e honras (entre os quais um dos prestigiados Prémios Ercilla de 2014, que consagrou a sua trajectória artística). Da extensa lista de grandes autores cujos textos já trabalhou em palco constam Platão, Molière ou ainda Dario Fo. Tem marcado presença nos mais prestigiados festivais de teatro do Mundo, de Espanha à América Latina, passando por Portugal: ao Festival de Almada veio já várias vezes, a primeira das quais em 1991, com Lazarillo de Tormes, eleito pelo público para Espectáculo de Honra no ano seguinte.

Ésquilo, nascimento e morte da tragédia

A partir de Ésquilo e outros autores
Adaptação e encenação de Rafael Álvarez, “El Brujo”

INTERPRETAÇÃO: Rafael Álvarez “El Brujo”

CONCEPÇÃO FIGURINOS: Gergonia E. Moustellier

EXECUÇÃO FIGURINOS: Talleres Moustellier

CONCEPÇÃO CENOGRAFIA: Equipa cenográfica das Producciones El Brujo

EXECUÇÃO CENOGRAFIA: Tossal Producciones

MÚSICA ORIGINAL: Javier Alejano

DESENHO DE LUZ: Miguel Ángel Camacho

LÍNGUA: Castelhano (legendado em Português)

 
COMPANHIA DE RAFAEL ÁLVAREZ “EL BRUJO” (Madrid, Espanha)
Co-produção: Festival Internacional de Teatro Clásico de Mérida
Apoio: Embaixada de Espanha

 

LÍNGUA: Francês (legendado em Português)

ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA | PALCO GRANDE | M/12

08 JUL | SEG | 22H

PREÇO: 15€

INFORMAÇÕES: +351 212 739 360 ou em www.ctalmada.pt

 

 

Miguel Martins

Comunicação

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Leave a Reply