Actividades no Hot Clube de 12 a 16 Novembro 2019

Hot Clube – Praça da Alegria 48

Dia 12 de Novembro

JAM SESSION COM BRUNO SANTOS

As jam session de 3ª feira contam com um músico convidado que lidera a sessão.
Em Novembro teremos como convidado o guitarrista Bruno Santos, neste sessão com:

Nelson Cascais – contrabaixo; André Sousa Machado – bateria

A sessão começa às 22h30, com um set do grupo residente, passando depois para jam aberta aos músicos que queiram participar.
Entrada livre.

Dia 13 de Novembro

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “IMPROVISANDO – A NOVA GERAÇÃO DO JAZZ PORTUGUÊS”

O Hot Clube de Portugal acolhe a apresentação do livro “Improvisando – A Nova Geração do Jazz Português”, de Nuno Catarino (crítico de jazz) e Márcia Lessa (fotógrafa). A sessão de apresentação vai contar com Nuno Rogeiro, seguindo-se momentos musicais com alguns dos músicos participantes no livro: Ricardo Toscano, João Hasselberg, André Santos, Rita Maria, Desidério Lázaro, Pedro Branco, Gabriel Ferrandini, César Cardoso e Pedro Melo Alves.

No século XXI e, particularmente, nesta década de 2010, testemunhámos o surgimento de uma novíssima geração de jovens músicos portugueses que propõem novas ideias e novos caminhos para o jazz. O livro reúne entrevistas a 14 músicos que são destacados representantes desta nova vaga: Ricardo Toscano, João Hasselberg, André Santos, Rita Maria, Desidério Lázaro, Pedro Branco, João Barradas, Gabriel Ferrandini, Sara Serpa, Luís Figueiredo, César Cardoso, Susana Santos Silva, João Mortágua e Pedro Melo Alves. O livro é complementado com uma lista de 75 discos essenciais de jazz português do século XXI, uma seleção de pistas de audição para quem queira descobrir ou conhecer melhor o jazz e as músicas improvisadas que se fazem em Portugal.

“Este é um livro essencial para compreender como surgiram algumas das mentes mais livres, criativas e dinâmicas da actualidade. Através de uma série de entrevistas, conduzidas com inteligência e profundidade e fotografadas com bom gosto e sensibilidade, ficamos a conhecer alguns dos protagonistas de uma geração que mudou profundamente a nossa música do nosso país e a levou para o mundo. Ao ler o que ouvem, como pensam, quem os influencia e como se apaixonaram pela música, é inevitável que o leitor se sinta verdadeiramente inspirado pela persistência e pela curiosidade que os move. O resultado é extraordinário e comovente, no sentido em que seria impensável há uns anos atrás: ajuda-nos a ganhar consciência da enorme evolução que o jazz e a música improvisada tiveram no nosso país e de que o futuro, a partir de agora, não tem limites.”

Filipe Melo (pianista, realizador, autor de banda-desenhada)

Sessão a partir das 22h30. Entrada livre.

Dia 14 de Novembro

MARTA HUGON “CORAÇÃO NA BOCA”

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 10€ para não sócios, entrada gratuita para sócios.

Marta Hugon – voz; Mário Delgado – guitarra; Ana Cláudia Serrão – cello; João Hasselberg– contrabaixo; Joel Silva – bateria

Dias 15 e 16 de Novembro

OLGA REZNICHENKO TRIO

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 10€ para não sócios, entrada gratuita para sócios.

Olga Reznichenko – piano e composição; Lorenz Heigenhuber – contrabaixo; Maximilian Stadtfeld – bateria


Leave a Reply

%d bloggers like this: