CTA – TEATRO NACIONAL D. MARIA II – “SOPRO”, com texto e encenação de TIAGO RODRIGUES – HOJE, SÁBADO, 11 de OUTUBRO, às 21 horas, e AMANHÃ, DOMINGO, 12 de OUTUBRO, às 16 horas, no TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE, em ALMADA

Cristina Vidal em Sopro, com texto e encenação de Tiago Rodrigues

 

Teatro Nacional D. Maria II traz Sopro, ao TMJB

O Teatro Nacional D. Maria II vai estar em Almada, no TMJB, em Janeiro, nos dias 11, às 21h, e 12, às 16h, com Sopro. O espectáculo tem texto e encenação de Tiago Rodrigues, director do TNDMII, desde 2015. O encenador foi galardoado em 2018 com XV Prémio Europa Realidades Teatrais e em 2019 com o Prémio Pessoa.


Tendo estreado no Festival de Avignon, Sopro, de Tiago Rodrigues, Foi descrito pelo jornal francês Le Fígaro, como “uma homenagem vibrante ao teatro e àqueles que o fazem”.

Em 2017, chegou à Sala Garrett, palco atrás do qual a sua protagonista, Cristina Vidal, ponto do D. Maria II há mais de 25 de anos, tantas vezes se manteve incógnita. Neste espectáculo, esta guardiã de uma profissão em vias de extinção aparece pela primeira vez sob os holofotes, acompanhada por cinco actores e centenas de fantasmas. Consigo são evocadas as histórias reais e ficcionais de um teatro agora em ruínas. Que teatro habita a sua imaginação e a sua memória?

Que mundo nos pode dar a ver, usando apenas o seu sopro invisível?

Ficha artística e técnica

Intérpretes Beatriz Maia, Cristina Vidal, Isabel Abreu, Marco Mendonça, Romeu Costa e Sara Barros Leitão

Cenografia e desenho de luz Thomas Walgrave

Sonoplastia e operação de som Pedro Costa

Figurinos Aldina Jesus

Direcção de cena André Pato e André Calado

Direcção técnica Rui Simão

Operação luz Daniel Varela

Maquinaria de cena Marco Ribeiro

Produção executiva Rita Forjaz

Assistência à Produção Joana Costa Santos

Produção Teatro Nacional D. Maria II

Co-produção Extrapole Provence-Alpes-Côte d’Azur, Festival de Avignon, Théâtre de la Bastille, La Criée Théâtre National de Marseille, Le Parvis – Scène Nationale Tarbes Pyrénées, Festival Terres de Paroles, Théâtre Garonne scène européenne, Teatro Viriato

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA PRINCIPAL | M/12

11 JAN | SÁB | 21H

12 JAN | DOM | 16H

PREÇO: 6,5€ a 13€

 

Miguel Martins

Comunicação

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Leave a Reply