CTA – LLUÍS PASQUAL, NURIA ESPERT e LORCA no TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE – HOJE, SÁBADO, 7 de MARÇO, às 21 horas – em ALMADA

                                                               Nuria Espert em Romancero gitano

 

Lluís Pasqual, Nuria Espert e Lorca no TMJB

 

 

O conhecido encenador, fundador do Teatro Lliure, Lluís Pasqual, traz a Almada uma das maiores actrizes espanholas de sempre, Nuria Espert, e um dos autores mais representativos de Espanha: Federico García Lorca. O espectáculo chama-se Romancero gitano, e vai estar em cena no dia 7 de Março, às 21h, no Teatro Municipal Joaquim Benite. Será falado na língua original, o castelhano, e terá legendas em português.

 

 

Publicado em 1928, este poemário tem a Andaluzia e os ciganos por protagonistas, celebrando o profundo amor que Federico García Lorca (1898-1936) tinha pelas suas raízes – cultura, tradições, chão. Marcados pela paixão, sensualidade, sentido trágico e simbolismo, estes poemas-canções evocam a alma cigana andaluz enquanto arquétipo da liberdade. «Ainda que lhe chame cigano, o romanceiro é sobre a Andaluzia, e chamo-lhe cigano porque cigano é o que encontro de mais elevado, de mais profundo, de mais aristocrático no meu país, o que encontro de mais representativo do seu modo de ser, o que preserva a sua ardência, o seu sangue e o alfabeto da verdade andaluz», disse Lorca.

O espectáculo evoca a conferência que Lorca fez sobre estes poemas em 1935, apresentando-os e comentando-os em público. A encenação, assinada pelo experiente Lluís Pasqual, é marcada por uma grande sobriedade, pondo a palavra – o seu sentido, a sua sonoridade, as imagens que oferece – no centro deste teatro. Uma proposta que ilumina a personalidade e voz únicas de Nuria Espert, que sobe a palco para nos espantar a todos com o seu superlativo sentido musical do verso, ao jeito de Lorca dizendo os seus poemas para os seus amigos, numa atmosfera de grande afecto, no que constituía uma experiência quase mística, de grande incandescência. Uma «fértil reunião de criadores que ressalta a todo o momento: no aroma dos textos, na delicada paleta da iluminação de cena, na concepção de um mundo que dir-se-ia que surpreende até mesmo quem o criou» (Amoroso encuentro, Horacio Otheguy).

 

 

Ficha artística e técnica

 

Textos de Federico García Lorca e Lluís Pasqual

Encenação de Lluís Pasqual

 

Intérprete Nuria Espert


Desenho de luz Pascal Merat
Design de som Roc Mateu
Produção executiva Alicia Moreno
Fotografias de cena Ros Ribas
Fotografias promocionais Sergio Parra
Ajudante de encenação Marco Berriel
Assistente de encenação Catalina Pretelt
Coordenação técnica Manuel Fuster
Técnico de luz Manuel Fuster
Técnico de som Javier Almela

Produção Júlio Alvarez e Interludio S.L.

 

(Espectáculo falado em castelhano com legendas em português)

 

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA PRINCIPAL | M/12

 

7 MAR | SÁB | 21H

 

PREÇO: 6,5€ a 13€

 

 

Miguel Martins

Comunicação

 

 

 

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Leave a Reply