MARIONETAS DO PORTO – MARÇO de 2020

MARÇO 2020

 

 

MUSEU DAS MARIONETAS
DO PORTO

Rua de Belomonte, 61 – Porto11h00 — 13h00 
14h00 — 18h00

(todos os dias exceto: 1 de janeiro; 29 de fevereiro; 1 de maio; 24 de junho e 25 de dezembro)+ INFO 220 108 224
museu@marionetasdoporto.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Museu das Marionetas do Porto é um museu de autor, centrado na obra de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), encenador e diretor artístico do Teatro de Marionetas do Porto. Este é um espaço de memória e futuro, em permanente atualização, cujo projeto de arquitetura tem a assinatura de José Gigante, o mesmo arquiteto que em 1992 fez o projeto do Teatro de Belomonte, ainda em funcionamento e desde então, sede da companhia.

Valências de Acessibilidade no museu
Acessibilidade física

visita virtual ao piso -1 para pessoas com mobilidade reduzida
espaço de construção replicado no piso 0
Acessibilidade para surdos
vídeo-guia em Língua Gestual Portuguesa (Laredo Associação Cultural)
Vídeo-guia em Português e Inglês

VISITA GUIADA
Museu das Marionetas do Porto
13 de março — 16h00 
(2º Sábado de cada mês)
Rua de Belomonte, 61 – Porto

Ao longo de sensivelmente uma hora, e pela voz de um dos atores da companhia, o público poderá usufruir de uma visita onde será partilhada a história e alguns momentos marcantes do Teatro de Marionetas do Porto. Estas visitas guiadas acontecem um sábado por mês, para público em geral, às 16h00.

Pode reservar o seu lugar através do tel. 220 108 224 ou email museu@marionetasdoporto.pt 
Lotação máx: 20 pessoas

 

POLO MARIONETAS DO PORTO / QUINTA DE BONJÓIA
Rua de Bonjóia, 484 – Porto

O Pólo das Marionetas do Porto na Quinta de Bonjóia, funciona como um MUSEU das MARIONETAS fora de portas, no qual está patente uma exposição temporária, acessível a visitas livres e guiadas e ainda programas paralelos às exposições, nomeadamente leituras encenadas.
As atividades desenvolvidas no Pólo das Marionetas do Porto/Quinta de Bonjóia são de acesso gratuito.
 Desta forma, as Marionetas do Porto abraçam através do seu trabalho uma zona da cidade mais carenciada e distante do Centro Histórico, lugar onde se encontra a sede, Teatro de Belomonte e o Museu das Marionetas do Porto.

 

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
COMO UM CARROSSEL À VOLTA DO SOL

28 de março — 18h00
Rua de Bonjóia, 484 – Porto

Como um Carrossel à volta do sol, peça escrita e encenada por João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) é uma peça sobre a vida, conta a história de um menino que vai crescendo, a sua relação com as coisas do mundo, as suas dúvidas, os seus sonhos, as suas inquietações, as suas histórias imaginadas.
Inspirado nesse universo fantástico, característico das obras de João Paulo Seara Cardoso, o artista plástico João Pedro Trindade, propõe uma exposição através da qual miúdos e graúdos podem explorar um lugar cheio de cor, luz e construir novas narrativas. A exposição foi concebida para o Pólo das Marionetas do Porto/Quinta de Bonjóia e será o ponto de partida para um programa multidisciplinar centrado nas reflexões sobre o mundo através de muitas perguntas do texto.

– As árvores têm pernas?
– As casas falam?
– Como se vai ao céu?
– Os automóveis ficam cansados?
– Um pesadelo é uma coisa que mete medo?
– O que é que é tudo?

 

 

EM DIGRESSÃO
LIÇÕES DE VOO

13 de março — 21h30 
Teatro Municipal de Cinfães 
22 de março — 16h00
Auditório de Espinho Academia (Festival Mar-Marionetas)

Lições de voo é o nome de uma série de ilustrações de João Vaz de Carvalho, as quais serão usadas para a criação do espectáculo com o mesmo nome. Esta ideia dá sequência a uma experiência de colaboração realizada em 2013 em Pelos Cabelos, a qual se revelou muito estimulante.
Espectáculo para dois actores, com marionetas e semi marionetas, cujo conceito é o desejo de voo, o secreto desejo humano de realizar o irrealizável.
Poética recorrente no trabalho da encenadora, que tem percorrido e explorado esse território em formatos muito diversos. É também, pela experiência de cruzamento multidisciplinar que as marionetas tanto a inspiram e têm sido matéria central, capaz de responder às suas motivações criativas.
Lições de voo, é uma criação para maiores de 3 anos sobre a poética do ar, dos sonhos e do voo, num lugar especial onde cada um pode experimentar a leveza do corpo, a suspensão e a emoção de descolagem.
Lições de voo é a nossa viagem com o público até lá, onde todos somos pessoas/pássaros do vento.

Leave a Reply