CTA – 37.º FESTIVAL DE ALMADA – LUÍSA CRUZ E JOÃO BOTELHO, a partir de HERMANN BROCH, apresentam “A CRIADA ZERLINA”

 

Dias 21 e 22

 

Luísa Cruz e João Botelho no Festival de Almada

 

Na terça-feira, dia 21, às 18h, retomamos os Colóquios na Esplanada, do TMJB, desta vez com Mario Pirovano, actor do espectáculo Johan Padan a la descoverta de le Americhe. A moderação será de Sebastiana Fadda. No dia 22, será a vez de João Mota, encenador de As artimanhas de Scapin, desta vez moderado por Ana Isabel Vasconcelos.

A quarta-feira, dia 22, traz-nos dois espectáculos novos, às 21h30: A criada Zerlina, a partir de Hermann Broch, com encenação de João Botelho, pela Culturproject, no Fórum Romeu Correia; e Rebota rebota y en tu cara explota, uma criação de Agnès Mateus e Quim Tarrida, de Barcelona, no Cine-Teatro da Academia Almadense.

Mártir, também às 21h30, retoma as apresentações na Sala Experimental do TMJB.

A criada Zerlina (Fórum Municipal Romeu Correia, dias 22, 23 e 24, às 21h30, dia 25, às 18h, e dia 26, às 15h)

Zerlina é uma das mais famosas criadas de sempre. A sua história, de aparência simples, é formada por uma sobreposição de camadas que a tornam não apenas complexa como plural. A personagem, que surge num dos contos de Os inocentes (de 1950, que não por acaso os franceses traduziram por Os irresponsáveis), nasceu às mãos do escritor austríaco modernista Hermann Broch (1886-1951), um autor para quem a definição de arte tinha de assentar numa filiação relativamente à quintessência da humanidade, e jamais no belo pelo belo.

 

A PARTIR DE Hermann Broch ENCENAÇÃO João Botelho VERSÃO António S. Ribeiro (com a colaboração de José Ribeiro da Fonte, a partir da tradução de Suzana Muñoz) CENOGRAFIA Pedro Cabrita Reis DESENHO DE LUZ Nuno Meira

SONOPLASTIA Sérgio Milhano INTERPRETAÇÃO Luísa Cruz PRODUCÃO EXECUTIVA Nuno Pratas

(Culturproject)

Todas as informações em ctalmada.pt

Miguel Martins

Comunicação

 

 

 

+351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94

imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

 

 

Leave a Reply