MPPM – NOTÍCIAS DA PALESTINA – FEVEREIRO de 2021

 

Agir

 

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Palestina-Soberana

 

– Stop The Wall

 

Intervenção

 

Apelo à presidência portuguesa do Conselho da União Europeia pelo reconhecimento do Estado da Palestina
Correspondendo a uma iniciativa do MPPM, um número significativo de individualidades representativas dos mais variados sectores da vida portuguesa subscreveu um Apelo à presidência portuguesa do Conselho da União Europeia para que reconheça o Estado da Palestina nos termos do direito internacional e das resoluções relevantes das Nações Unidas, e para que desenvolva uma acção junto dos outros Estados Membros para que ajam no mesmo sentido.
https://www.mppm-palestina.org/content/e-tempo-de-respeitar-os-direitos-inalienaveis-do-povo-palestino
O Apelo foi publicado na edição impressa do jornal Público em 21 de Fevereiro de 2021:
https://www.publico.pt/2021/02/21/opiniao/noticia/apelo-presidencia-portuguesa-conselho-uniao-europeia-reconhecimento-estado-palestina-1950919
O Apelo está aberto à adesão de todas as pessoas, individuais e colectivas, que se identificam com a causa do povo palestino aqui:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Palestina-Soberana
[21.02.2021]

Informação

 

Boletim da Divisão dos Direitos Palestinos da ONU (Dezembro 2020)
A Divisão dos Direitos Palestinos da ONU publicou o Boletim de Dezembro de 2020 onde são referidas as acções relevantes para a Questão da Palestina desenvolvidas pelo sistema das Nações Unidas e por organizações intergovernamentais.
https://www.un.org/unispal/document/action-by-un-system-and-intergovernmental-organizations-relevant-to-question-of-palestine-december-2020-monthly-bulletin/

Notícias

 

Oxfam: É vergonhosa a troca de vacinas de Israel por votos na ONU enquanto milhões de palestinos esperam
São amplamente publicitados os sucessos de Israel na vacinação contra a Covid 19. Mas é menos conhecido o lado negro da sua utilização da vacina como arma política para obtenção de favores ou como instrumento de opressão.
https://www.mppm-palestina.org/content/oxfam-e-vergonhosa-troca-de-vacinas-de-israel-por-votos-na-onu-enquanto-milhoes-de
[28.02.2021]

Israel expande instalação nuclear de Dimona
Israel, único Estado com armas nucleares no Médio Oriente, está a expandir o complexo de Dimona, que tem desempenhado um papel fundamental no apetrechamento do seu arsenal nuclear. Os líderes ocidentais fingem ignorar esta realidade e assestam as baterias contra o Irão
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-expande-instalacao-nuclear-de-dimona
[24.02.2021]

Israel entrega corpo de preso palestino mais de cinco meses após a sua morte
Israel retém corpos de palestinos mortos pelo exército ou nas prisões israelitas como forma de pressão sobre as autoridade e forças políticas palestinas retirando toda a dignidade à sua morte.
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-entrega-corpo-de-preso-palestino-mais-de-cinco-meses-apos-sua-morte
[19.02.2021]

Colono israelita atropela mortalmente caminhante palestino (e cinco outros ataques de colonos)
Os ataques de colono israelitas a palestinos são recorrentes e, não só ficam impunes, como frequentemente contam com protecção do exército. Os seis casos aqui relatados, ocorridos hoje, são uma amostra de uma realidade quotidiana.
https://www.mppm-palestina.org/content/colono-israelita-atropela-mortalmente-caminhante-palestino-e-cinco-outros-ataques-de-colonos
[12.02.2021]

Facções palestinas de acordo sobre o processo eleitoral
As diferentes tendências políticas palestinas vão consolidando o caminho para as eleições a realizar entre Maio e Agosto próximos, com a ênfase de que elas deverão ter lugar em Jerusalém, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
https://www.mppm-palestina.org/content/faccoes-palestinas-de-acordo-sobre-o-processo-eleitoral
[09.02.2021]

Exército israelita abre fogo sobre agricultores palestinos na Faixa de Gaza
Israel tenta por todos os meios estrangular a economia de Gaza, já de si tão debilitada pelo bloqueio. Às agressões contra os pescadores que procuram nas águas territoriais a sua subsistência, juntam-se os ataques aos agricultores que cultivam as suas terras junto à fronteira.
https://www.mppm-palestina.org/content/exercito-israelita-abre-fogo-sobre-agricultores-palestinos-na-faixa-de-gaza 
[08.02.2021]

Marinha israelita ataca pescadores palestinos em águas territoriais de Gaza
A pesca e a agricultura são o esteio da depauperada economia da Faixa de Gaza mas nem por isso deixam de ser alvo das continuadas agressões das forças armadas de Israel, que não se satisfaz com o bloqueio que desde 2007 impõe ao território.
https://www.mppm-palestina.org/content/marinha-israelita-ataca-pescadores-palestinos-em-aguas-territoriais-de-gaza
[07.02.2021]

Israel mais perto de ser julgado por crimes de guerra
Apesar das intimidações e sanções orquestradas por Israel e pelos Estados Unidos, os juízes do Tribunal Penal Internacional consideraram ter jurisdição sobre os Territórios Palestinos Ocupados, removendo assim o último obstáculo à apreciação pelo TPI das queixas contra Israel por prática de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-mais-perto-de-ser-julgado-por-crimes-de-guerra
[06.02.2021]

Israel arrasa comunidade palestina no norte do Vale do Jordão
As forças de ocupação israelitas arrasaram tendas e abrigos em Humsa al-Fouqa, no norte do Vale do Jordão, pela segunda vez em 48 horas e pela terceira vez em menos de três meses, para promover a deslocação forçada da comunidade palestina, na sua maioria crianças, abrindo caminho para a ocupação por colonos.
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-arrasa-comunidade-palestina-no-norte-do-vale-do-jordao
[04.02.2021]

Menores palestinos denunciam espancamento e tortura por soldados israelitas durante a detenção
Os testemunhos de cinco menores palestinos, que revelam terem sido espancados e torturados por soldados israelitas, são consonantes com os de centenas de outros menores palestinos, documentados por organizações como a Unicef e a Defence for Children International – Palestine, que desvendam práticas inadmissíveis em países comprometidos com o respeito pelos direitos humanos.
https://www.mppm-palestina.org/content/menores-palestinos-denunciam-espancamento-e-tortura-por-soldados-israelitas-durante-detencao
[02.02.2021]

Ataques israelitas a cuidados de saúde palestinos persistem durante a pandemia de COVID-19
O relatório da OMS referente a 2020, agora publicado, relata 59 incidentes de ataque por Israel a cuidados de saúde palestinos, incluindo agressões a trabalhadores da saúde, assaltos a ambulâncias e centros médicos, bloqueio de ambulâncias em missão de socorro e impedimento de prestação de cuidados médicos urgentes.
https://www.mppm-palestina.org/content/ataques-israelitas-cuidados-de-saude-palestinos-persistem-durante-pandemia-de-covid-19
[01.02.2021]

Saber Mais

Para completar a informação sobre o que se passa na palestina e como se chegou à situação actual, o MPPM está a publicar uma série de vídeos a que chama «O Essencial sobre a Questão Palestina». Estão já editados três vídeos cujo visionamento vivamente recomendamos.

O Essencial sobre a Questão Palestina: Os Colonatos
Para melhor compreender o que são os colonatos israelitas, como evoluíram, que impacte têm na vida dos palestinos, qual a sua legalidade e como comprometem uma solução pacífica para a Palestina, o MPPM preparou este pequeno filme, o primeiro de uma série em que abordamos os aspectos essenciais da questão palestina.
https://youtu.be/7Z71cXH00Pk

O Essencial sobre a Questão Palestina: População e Território
Neste vídeo – o segundo da série «O Essencial sobre a Questão Palestina» ─ mostramos como, no último século e meio, se alterou dramaticamente a composição demográfica da Palestina e como o seu território foi alienado dos seus legítimos proprietários pela força das armas ou por conluio de potências estrangeiras.
https://youtu.be/VbtyoTrv0nU

O Essencial sobre a Questão Palestina: O Muro do Apartheid
Neste terceiro vídeo da série «O Essencial sobre a Questão Palestina», mostramos como o Muro é um instrumento de Israel para a colonização, apropriação de território e isolamento e marginalização de comunidades palestinas, e como ele afecta dramaticamente o trabalho, a vida familiar, a saúde, o bem-estar e a economia de homens, mulheres e jovens palestinos. Mostramos também como se desenvolve a resistência popular e fazemos referência a outros “muros” que oprimem o povo palestino.
https://youtu.be/W8cBuWCAP2o

Siga-nos no Facebook

 

Veja a nossa página na internet
Visite o nosso canal YouTube

 

MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente

Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº
1250-258 Lisboa
Portugal

E-mail: mppm.palestina@gmail.com

NIPC 508267030

NIB: 0035 0202 00036300630 16

Leave a Reply