MPPM – SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA! – FILME E ACTOS PÚBLICOS

 

Solidariedade com o povo palestino!
Fim à ocupação e aos crimes de Israel!

29 de Novembro de 2021
17 horas – Praceta da Palestina, Porto
18 horas – Largo de Camões, Lisboa
A 29 de Novembro assinala-se o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.

Há 74 anos, as Nações Unidas prometeram criar um Estado da Palestina, em território da Palestina. Essa promessa nunca foi cumprida. Há décadas que o povo da Palestina vive a brutal ocupação israelita. É tempo de fazer justiça!
Dezenas de resoluções da ONU dão razão ao povo palestino. Mas Israel desrespeita, com total impunidade, o Direito Internacional e os direitos do povo da Palestina. Os crimes de Israel são uma ameaça para a Paz no Médio Oriente e no mundo.
É tempo de exigir ao Governo português, a todos os governos, que cumpram o que proclamam e prometem. É tempo de pôr fim à conivência. O Governo português tem a obrigação de reconhecer o Estado da Palestina e condenar os crimes de Israel!
O Povo Palestino só pode contar consigo próprio e com a solidariedade internacional.
No dia 29 de Novembro, vamos mostrar que o povo português é solidário com a luta pelos direitos inalienáveis do povo palestino. 

Basta de ocupação!
Basta de crimes!
Basta de impunidade!
A Palestina vencerá!

«1948: Criação & Catástrofe»

26 de Novembro de 2021, 21 horas
Biblioteca Municipal Ary dos Santos
Rua James Gilman 18, Sacavém

Um filme de Andy Trimlett e Ahlam Muhtaseb, comentado por Carlos Almeida, Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa e Vice-Presidente do MPPM
Através das memórias e pessoais, tanto de palestinos como de israelitas, 1948: Criação & Catástrofe revela os acontecimentos chocantes do ano mais crucial do conflito mais controverso do mundo. Conta a história do estabelecimento de Israel vista através dos que a viveram. Não é simplesmente possível dar sentido ao que está a acontecer hoje, na questão israelo-palestina, sem um entendimento de 1948.  Este documentário constituiu a última oportunidade para muitas das suas personagens, israelitas e palestinas, narrarem os seus relatos em primeira mão sobre a criação de um estado e a expulsão de uma nação.
Entrada livre sujeita a inscrição e às recomendações da DGS | bmas@cm-loures.pt ou telefone 211150665

Leave a Reply