CARLOS REIS – BOM DIA! – 3 NIGHTS IN TUNISIA – com DIZZY GILLESPIE, JIMMY SMITH e BARBARA DENNERLEIN

(1917 – 1993)

 

Obrigado a hans1970 e ao youtube

Três Nights in Tunisia.

Três hipóteses Três em um.

O forte e dramático tema de Dizzy Gillespie, uma das principais figuras do Bebop, aqui tocado por si próprio e por dois músicos (duas épocas) tais como Jimmy Smith e Barbara Dennerlein.

Talvez um pouco técnica e auditivamente difícil a exposição inicial do tema, ao piano, pelo próprio Gillespie, serve no entanto para se apreender do seu próprio prazer, ao experimentar acordes até nos mostrar os que lhe interessavam.

(Que diabo, a Música não é só o sol-e-dó do costume, das rádios, da televisão e dos cantores de intervenção – deve fazer-se um esforço, nem que seja de vez em quando, para tentar compreendê-la ou interiorizá-la, como um bom livro ou um quadro).

A esta hora já a maior parte de quem se deu ao trabalho de me ler, desligou, “delitou” o email, mas para os que restam (dois, três?) ainda aqui deixo algumas excentricidades louváveis de Dizzy Gillespie, sob a forma de livro, com o sugestivo  título “To Be or Not to Bop: Memoirs of Dizzy Gillespie” e também uma deliciosa descrição de intenções, quando se candidatou à presidência da Casa Branca, em 1964.

Carlos

……………………………………………………………………………

Em 1964, durante a campanha presidencial entre Lyndon Johnson e Barry Goldwater que ocupava as atenções do país, Gillespie lançou uma candidatura independente à Presidência dos Estados Unidos. Em tempos de conflitos raciais no país e Guerra do Vietnam, sua plataforma, apoiada por activistas e amigos músicos, prometia oportunidade igual de empregos a negros e brancos e combate ao racismo.

A sua intenção era chamar atenção para os problemas do país e anunciou, que se eleito, colocaria Miles Davis como chefe da CIA, Louis Armstrong como ministro da Agricultura, Duke Ellington como secretário-de-Estado e Malcolm X como procurador geral. Entre outras excentricidades, prometia também oficialmente trocar o nome da Casa Branca (White House) para Casa do Blues (Blues House).[2][3]

 

O Trio de Barbara Dennerlein nessa noite:

Thomas Brill — guitarra

Andreas Witte – bateria

Leave a Reply