MARIONETAS DO PORTO – MARIONETAS [FORA] DO PORTO

Lições de Voo
15 de maio às 16h
Auditório de Espinho | Academia

Lições de voo é o nome de uma série de ilustrações de João Vaz de Carvalho, as quais foram usadas para a criação do espetáculo com o mesmo nome. Esta ideia dá sequência a uma experiência de colaboração realizada em 2013 em Pelos Cabelos, a qual se revelou muito estimulante.
Espetáculo para dois atores, com marionetas e semi marionetas, cujo conceito é o desejo de voo, o secreto desejo humano de realizar o irrealizável.
Poética recorrente no trabalho da encenadora, que tem percorrido e explorado esse território em formatos muito diversos. É também, pela experiência de cruzamento multidisciplinar que as marionetas tanto a inspiram e têm sido matéria central, capaz de responder às suas motivações criativas.
Lições de voo, é uma criação para maiores de 3 anos sobre a poética do ar, dos sonhos e do voo, num lugar especial onde cada um pode experimentar a leveza do corpo, a suspensão e a emoção de descolagem.
Lições de voo é a nossa viagem com o público até lá, onde todos somos pessoas/pássaros do vento.

Jardineiro Imaginário
21 e 22 de maio às 18h
Teatro do Bairro, FIMFA LX

Jardineiro Imaginário, é uma nova criação das Marionetas do Porto, dedicada aos adultos numa tentativa de os transportar a territórios diversos onde possam ecoar inquietações, pensamentos, matérias soltas, pedaços de vida, numa espécie de coroa circular.
Dois atores, num encontro entre marionetas, objetos, palavras, movimentos, pequenas partículas inomináveis, luz, música e tantos outros elementos, provocando composições e viagens imagéticas.
Cria-se um lugar não linear, descolado do mundo. Desconcertante, delirante, sem leis conhecidas. Uma espécie de pintura viva.
Partindo do universo literário, nomeadamente de alguns poemas de Sonhador Definitivo E Perpétua Insónia, antologia de poemas surrealistas escritos em língua francesa, traduzidos por Regina Guimarães e de muita experimentação ligada aos materiais, descola-se para o sonho, em voo, percorrendo subterraneamente um universo que escapa à realidade.

Em Jardineiro Imaginário, há um regresso a esse continente da imaginação, na criação de imagens que brotam de forma automática transportando cada corpo para um outro lugar. O teatro interior e íntimo, persistente e sem fim, habitado por um jardineiro imaginário, criado com a cumplicidade artística de uma equipa multidisciplinar.

Isabel Barros

“Cara imaginação, aquilo de que mais gosto de ti é que não perdoas”

André Breton

Na Floresta
28 de maio às 16h
Teatro Municipal de Vila Real

“Adormeci de olhos abertos para ter a certeza de que não perdia nada.”
Esta é uma viagem pelas noites de uma menina que volta sempre ao mesmo lugar. Vagueia na floresta sem medo da luz da noite. Ao lado dos seus amigos, tropeça em segredos e estórias que ainda não foram contadas.
Noite após noite, onde o tempo não tem lugar.
“Apetece-me brincar. Vou dormir!”
As Marionetas do Porto constroem um mundo mágico, no qual os mais pequenos vão percorrer sonhos como se fossem tão leves como o sopro do vento.

Museu das Marionetas do Porto
4 a 30 de maio
Quarta a sexta 14h às 18h*
Sábado e domingo 11h às 13h* e das 14h às 18h*
Rua de Belomonte, 61 – Porto

*última admissão 30 minutos antes do fecho

Datas especiais:
Dia Internacional da Família – 15 de maio – Oferta Bilhete Família
(ingresso dos pais pago + ingresso dos filhos gratuito), mediante apresentação do cartão APFN
Dia Internacional dos Museus DIM – 18 de maio – entrada no Museu a 2€

A exposição Marionetas Contemporâneas: Criações e discursos foi inaugurada a 15 de julho de 2020, seguindo o conceito base do projeto expositivo: a relação teatro/museu, criação de espetáculos e exposição das peças.
Dela fazem parte obras emblemáticas da companhia (Miséria, Vai no Batalha, Óscar, História da Praia Grande, Teatro Dom Roberto, Os Amigos de Gaspar, IP5, entre outras), e novos espaços criados a pensar em dinâmicas renovadas com o público, nomeadamente, o espaço de experimentação e o espaço crianças.
A exposição permite uma fruição diversa, capaz de transportar o visitante para outro lugar, através das peças expostas, dos adereços, das histórias e de todas as atividades propostas num programa dirigido a todo o público.
Além do mundo das marionetas contemporâneas de autor, que habitam os dois pisos do museu, no foyer, encontra-se uma obra doada à companhia, pelo artista plástico Ricardo Leite, pintada e inspirada nas marionetas do espetáculo Macbeth, de João Paulo Seara Cardoso e Percepção e Construção, de Américo Castanheira, amigo e colaborador de longa data, nosso convidado para esta exposição temporária, inaugurada a 3 de fevereiro de 2022 e que ficará até 25 de setembro de 2022.
Numa rua estreita, em pleno centro histórico, atravessar a porta do Museu, tem sido, para muitos visitantes, um encontro com a utopia. Assim desejamos que continue através da exposição patente.

Isabel Barros

 

PERCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO
Américo Castanheira, construções cenográficas
Museu das Marionetas do Porto
Até 25 de setembro de 2022

Américo Castanheira (1959, Porto). Autodidacta, dedica-se à concepção, construção e montagem de cenografias e objectos para cena, entre outros.

Construiu máquinas e cenografias para a Expo 98 – Lisboa: Na “peregrinação”, o carro de Timor Leste; o “Gregório”, escultura com movimento do escultor Carlos Barreira; a cenografia do espectáculo da companhia Pé de Vento.

Em 1999 cria a própria empresa: Tudo Faço – Construção e Montagem de Cenários Unipessoal.

Na “Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura”, executou as construções cénicas de grande número de espectáculos, performances e instalações, tanto em salas de espetáculos quanto ao ar livre.

Na área da recriação histórica, construiu catapultas para S. M. da Feira e para a empresa galega Temporarius, assim como réplicas de objetos e jogos da época Medieval e do período dos romanos na Península Ibérica. Foi ainda responsável pela decoração de zonas urbanas para a realização de feiras medievais em Portugal e Norte da Espanha.

Sua arte e competência estão associadas a muitas companhias de teatro do Porto: para a Circolando concebeu e construiu várias máquinas-cenário, para a Ensemble- Companhia de Atores, tem vindo a construir todas as cenografias e/ou máquinas de cena. Tem concebido a construção e participado no processo de criação com vários cenógrafos:  Pedro Tudela, Mendes Ribeiro, Carlos Pimenta, entre outros.

A partir do ano 2000 colaborou com o Teatro de Marionetas do Porto, passando a fazer parte de variadas soluções cénicas com João Paulo Seara Cardoso. O auge dessa parceria foi o espetáculo de rua” Make Love Not War”, com suas várias máquinas e carros. Aquando da primeira implantação do Museu de Marionetas do Porto, na Rua das Flores, colaborou em parte das soluções sobre o espaço e sobre os suportes expositivos.

Trabalhou com Nuno Carinhas e Ricardo Pais.  Felipe La Féria tem em seu acervo o comboio do “Violino no Telhado”, máquinas para West Side Story e o carro construído de raiz para o espetáculo “Annie”, entre outros objetos. Neste final de 2021, concebeu a construção dos grandes objetos de cena para “Orlando”, espetáculo encenado por Albano Jerônimo.

Para além das artes do espetáculo, seu sentido criativo, conhecimento dos materiais e capacidade executiva estão presentes em filmes, telenovelas e publicidades. Para cinema, foram marcos pelos grandes desafios que colocaram: a conceção da baleia de 15 metros, que explodia na praia, para o primeiro filme da trilogia de Miguel Gomes, “As Mil e Uma Noites”; a casa flutuante, para o filme homónimo de José Nascimento, rodado em Mértola; e, no verão de 2021, a construção das estruturas e casotas para a recriação de ambientação da floresta amazónica, para “Maré Negra”, coprodução entre a portuguesa Ukbarfilmes e a galega ficcion-producciones.

Tem sido solicitado para criar soluções técnicas e de segurança em diferente projectos, seja na área da cenografia, dos efeitos especiais, bem como colaborações para soluções na construção de módulos para interiores de museus, com a Compartimento Arquitetura, entre outros gabinetes. Também tem colaborado com os designers Luís Mendonça e João Teixeira.

Neste fim de 2021, começo de 2022, abraça o desafio de revisitar as construções feitas para o Teatro de Marionetas do Porto, para a exposição de fevereiro de 2022.

 

Oficinas no Museu!
De 4 a 30 de maio
segunda a sexta, 11h (com marcação prévia)
Museu das Marionetas do Porto
Mais informações e reservas:
museu@marionetasdoporto.pt e/ou 22 010 8224

Música a Meias
Público-alvo: pequenos grupos de crianças a partir dos 6 anos e/ou famílias
Nº máx. participantes: 15
Duração: 1h30
As Marionetas do Porto propõem uma oficina a partir das canções usadas em alguns espetáculos da companhia.
Um convite a participar no trabalho vocal do ator, abordando tanto a voz falada como cantada. Em paralelo os participantes criarão a sua marioneta de luva (fantoche), que servirá de ferramenta para explorar a voz em paralelo com a manipulação.
A oficina tem duração de 1h30, durante as quais a atriz Shirley Resende, partilha o processo de trabalho vocal, aquecimento, vocalizos, exercícios de dicção e articulação.
Os participantes terão oportunidade de conhecer e experimentar canções que foram criadas para os espetáculos das Marionetas do Porto e canta-las com a sua marioneta!

Manipula Tu
Público-alvo: Pequenos grupos de crianças a partir dos 6 anos e/ou famílias.
Nº máx. participantes: 15
Duração: 1h30
As Marionetas do Porto propõem uma oficina de manipulação pensada para pais e filhos, miúdos e graúdos. Cada participante receberá um KIT de manipulação que contém uma marioneta por montar. Esta será usada na oficina, onde juntos vamos experimentar técnicas de manipulação base e pequenas construções cénicas, havendo ainda um momento de partilha, em que cada um poderá mostrar o que desenvolveu.

 

primeira-pagina

(20+) Marionetas do Porto | Facebook

Marionetas do Porto (@marionetas_do_porto) • Fotos e vídeos do Instagram

(258) Marionetas do Porto – YouTube

 

Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 57
4050-097 Porto
+351 222 083 341
teatro@marionetasdoporto.pt
marionetasdoporto.pt

 

Museu das Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 61
4050-097 Porto
+351 220 108 224
museu@marionetasdoporto.pt
marionetasdoporto.pt

 

Estrutura financiada por

 

 

Leave a Reply