PROJECTO ADAMASTOR – IMPRENSA NACIONAL LANÇA AUDIOLIVRO “OBRAS POÉTICAS”, da MARQUESA DE ALORNA, por RICARDO LOURENÇO

A Imprensa Nacional lançou recentemente um novo audiolivro: trata-se de Obras Poéticas, de Marquesa de Alorna, lido por Ana Catarina Afonso. A obra pode ser descarregada gratuitamente no website da Imprensa Nacional, tal como acontece com os restantes títulos disponibilizados até à data: Mensagem, de Fernando Pessoa, Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, e O Mandarim, de Eça de Queirós.

Obras Poéticas, de Marquesa de Alorna são a reflexão de uma mulher e mecenas do século XVIII sobre a condição humana e os valores que lhe são inerentes, naturalmente influenciada pelo seu contexto, e indelevelmente marcada pela sua cultura e distinção literária.

Este audiolivro desafia, assim, o ouvinte a descobrir até que ponto é possível ler/escutar no século XXI, com prazer e proveito, a poesia produzida no século XVIII?

A Marquesa de Alorna, D. Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lencastre, nasceu em Lisboa, em 31 de outubro de 1750, e foi a primogénita dos três filhos de D. João de Almeida Portugal (1726-1802) e D. Leonor de Lorena e Távora, 2.os marqueses de Alorna e é uma das raríssimas escritoras anteriores a 1900 que é regularmente mencionada pelos historiadores da Literatura Portuguesa.

 

Clicar em:

Imprensa Nacional lança audiolivro «Obras Poéticas», de Marquesa de Alorna

Leave a Reply