CARLOS REIS – BOM DIA! – “THE TROLLEY SONG”, de HUGH MARTIN e RALPH BLANE

 

The Trolley Song – Meet Me In St. Louis – 1944 – Judy Garland – YouTube

Emmet Cohen w/ Patrick Bartley | The Trolley Song – YouTube

 

Dose dupla.

Havia um filme musical americano – no tempo em que os filmes eram todos americanos e felizes –  “Meet me in St. Louis” (Não há como a nossa casa – com um daqueles títulos portugueses e misteriosos) que eu vi (talvez na “Promotora”, no Largo do Calvário?) para aí com uns 7 ou 8 anos. Era do Vincent Minnelli (sabia lá eu quem era o Vincent Minnelli) e marcou-me.

(Descobri mais tarde, muito mais tarde, que os filmes do Minneli eram sempre bons.)

Quase ninguém gosta ou gostava de filmes musicais americanos, mas eu gostei logo e este acabava bem. Suponho até que seriam felizes para sempre – para algum desespero meu, pois ficara apaixonadíssimo pela Judy Garland.

Mas com ou sem Judy Garland, aquela música optimista no eléctrico ficou-me até hoje – eu já gostava de eléctricos que me fartava e só queria que tudo aquilo acontecesse no eléctrico entre o Calvário e a Rua Pinto Ferreira, de regresso a casa.

Foi ao pesquisar no youtube que tropecei no segundo link, o qual pode servir de “explicação” para este final também feliz, com estes músicos extra-extraordinários a coreografarem de forma absolutamente diferente e insuspeitada um velho e simples tema que encantou um puto de 7 ou 8 anos, uma data de décadas atrás.

Haverá alguma coisa mais próxima de todos os inexistentes milagres do que a Música?

Não há. Este pianista e este sax alto fazem-nos cair para o lado, de mãos postas e olhos em alvo. Será que já todos gostam de Jazz? Ou só de algum, como é hábito?

Seria um milagre.

Carlos

 

Obrigado a Turner Classic Movies e ao youtube

Obrigado a Emmet Cohen e ao youtube

Para ler sobre a canção The Trolley Song clique em:

 

 

Leave a Reply