CARLOS REIS – BOM DIA! – I GET A KICK OUT OF YOU, de COLE PORTER, por VERONICA SWIFT

Obrigado a Veronica Swift

 

Veronica Swift “I Get a Kick Out of You” – YouTube

Esta rapariga não canta. Ela respira a música.

São personagens raras (como Bobby McFerrin e alguns outros, poucos mais) que para além de vozes portentosas e incomuns, cometem ousadias melódicas perante as quais a maioria das pessoas infelizmente se perde.

É assim, o Jazz. Uma maçada.

Tocado ou cantado, afasta-se do que as pessoas se habituaram e com que se identificaram uma vida inteira, mais ou menos melódica e certinha (e ainda bem, nos casos em que) e a partir de uma certa idade e hábitos, não há volta a dar-lhe. É tarde para ver e descobrir a Luz…

Não há recuperação auricular, descobertas súbitas ou miraculosas. Não há cristãos-novos, não há aparições. Só muito raramente tal poderá acontecer.

Porque, por muito que alguns curiosos afirmem, perante certos temas ou interpretações, que “deste jazz é que eu gosto” ou “que bem que eles tocam” ou qualquer outra suave blasfémia do género – são sóis de pouca ou nenhuma dura, quando lhes aparece uma destas personagens a interpretar um conhecido standard (Frank Sinatra’s) mais acelerado, que de repente desata naquela demência, naquele delírio que ninguém entende ou prossegue e às tantas sabe lá onde ou em que parte aquilo vai.

O que se passa com a voz (o tal “scat” que uma pessoa se esforça por definir e dar a beber) passa-se com os instrumentistas – como por exemplo a pequeníssima mas notável intervenção do piano.

Em que decerto repararam.

Carlos

Obrigado a Unlimited Myles e ao youtube

Para ler sobre o tema musical I Get a Kick Out of you clique em:

I Get a Kick Out of You – Wikipedia

 

Leave a Reply