Espuma dos dias — Do Suicídio aos Mortos e Enterrados… Alemanha Agora Provoca a China. Por Finian Cunningham

Seleção e tradução de Francisco Tavares

7 m de leitura

Do Suicídio aos Mortos e Enterrados… Alemanha Agora Provoca a China

 Por Finian Cunningham

Publicado por  em 23 de Setembro de 2022 (original aqui)

 

© Foto: REUTERS/Annegret Hilse

 

Não contente com o suicídio económico da sua nação devido à deterioração das relações russas, o governo alemão quer agora enterrar o cadáver, sabotando as relações comerciais com a China.

Robert Habeck, ministro do comércio da Alemanha, irritou Pequim ao dizer numa cimeira do G7 na semana passada que Berlim pretendia adoptar uma nova política da China para “reduzir a dependência económica”. Habeck disse que a Alemanha se esforçaria por assumir um controlo mais rigoroso sobre o investimento estrangeiro chinês e afastar-se da dependência alemã em relação à China no que diz respeito a produtos-chave, tais como semicondutores, baterias e outros produtos electrónicos.

Soando duro perante outros membros ocidentais do fórum do G7 (um clube de elite redundante, se é que os há), Habeck disse, “a ingenuidade em relação à China acabou”. Ele disse que as relações comerciais deixariam de ser vistas isoladamente de alegadas violações dos direitos humanos e outras preocupações internacionais, presumivelmente referindo-se à alegada hostilidade da China em relação a Taiwan.

Pequim criticou as declarações de Habeck e retorquiu que era ele quem estava a ser “ingénuo” ao tentar prejudicar as relações bilaterais mutuamente benéficas.

O Chanceler alemão Olaf Scholz redobrou a provocação no fim-de-semana, quando lhe foi perguntado sobre a posição da China em Taiwan. Scholz insinuou que Pequim foi a parte hostil nas recentes tensões sobre o território da ilha separatista. Ele advertiu a China: “É importante que banamos a violência das relações internacionais”.

Foi outra bandeira vermelha a ser acenada por Berlim na cara da China. Scholz parece não perceber, ou não quer perceber, que Taiwan é uma parte soberana da China. Este é o facto legal dos tratados das Nações Unidas e da política “Uma só China” internacionalmente aceite. São os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, França e Alemanha que estão cada vez mais a destacar forças militares nas águas territoriais da China que estão a causar tensões perigosas e a obrigar Pequim a tomar uma posição mais dura na defesa da sua soberania, incluindo as suas legítimas reivindicações sobre Taiwan.

A que jogam os dirigentes alemães? A imprudência da sua postura e os danos infligidos à economia da nação fazem que nos perguntemos que interesses estão a servir. Certamente, ao que parece, não os interesses da população alemã.

Montagem fgt, Espuma dos dias

 

A Alemanha, o motor económico da União Europeia, está a chocar de cabeça com a sua sabotagem insana do comércio de energia com a Rússia. Faz-nos lembrar aqueles testes de colisão de carros em câmara lenta em que os manequins são atirados para o pára-brisas. No caso da Alemanha, está a dirigir-se contra uma muralha chinesa.

O corte auto-imposto no fornecimento de gás da Rússia está a destruir a indústria alemã e a mergulhar a população num Inverno de pobreza incalculável e privação. Muitos observadores, incluindo o Presidente russo Vladimir Putin, estão perplexos com o abraço voluntário do suicídio económico em que o governo alemão se está a precipitar.

Durante décadas, a economia alemã orientada para a exportação tem sido impulsionada por um fornecimento abundante de gás natural e petróleo russo a baixo preço. O governo de coligação em Berlim, que substituiu a administração de Angela Merkel no final do ano passado, cortou as ligações com Moscovo como parte do seu apoio à política de Washington de isolamento da Rússia. A Alemanha fez tudo para apoiar o regime de Kiev apoiado pelos EUA com armas pesadas fornecidas à Ucrânia numa guerra com a Rússia.

Lá se vai a admoestação de Scholz à China para “proibir o uso da violência nas relações internacionais”. Berlim está a alimentar o conflito na Ucrânia e, juntamente com os EUA e outras potências da NATO, está a impedir qualquer processo diplomático para encontrar uma resolução pacífica com a Rússia.

Se o golpe de morte para a economia alemã não fosse já suficientemente mau devido à política imprudente em relação à Rússia, agora Berlim quer matar as relações com Pequim.

A China é o principal parceiro comercial da Alemanha durante os últimos seis anos. O comércio bilateral tem crescido de forma constante. O comércio deste ano vai ultrapassar o recorde de 2021 de mais de 240 mil milhões de dólares no comércio entre a China e a Alemanha.

Com os seus 1,4 mil milhões de habitantes, a China é um mercado vital para os exportadores alemães, especialmente a importantíssima indústria automóvel que impulsiona a economia alemã. Quase 40 por cento das vendas globais da Volkswagen, Audi, BMW e Mercedes estão na China, impulsionadas pelo fenomenal desenvolvimento económico chinês.

O governo de Berlim está a pôr em risco a sua linha de vida económica com a China, ao adoptar uma política de provocação irresponsável a Pequim. Nisto, os “líderes” alemães estão a seguir as ordens de Washington. Fizeram-no no que respeita à sabotagem das relações com a Rússia. Agora estão inclinados a repetir a insensatez em relação à China.

É conhecido que Habeck, o ministro alemão do comércio, é membro dos Verdes no governo de coligação com os social-democratas de Scholz. O outro membro sénior dos Verdes na coligação é Annalena Baerbock, que é a Ministra dos Negócios Estrangeiros. Ambos estão a impulsionar uma posição ideológica irracional de prejudicar as relações russas e chinesas. Os Verdes querem converter a Alemanha a fontes de energia renováveis como o vento e a energia solar. É assim que eles justificam a eliminação dos hidrocarbonetos russos. Mas o cálculo está deploravelmente equivocado. As indústrias alemãs e a população em geral precisam do gás russo para gerir as suas fábricas e aquecer as suas casas. A insensatez de cortar a energia russa está a ser um sério tiro que saiu pela culatra. O absurdo é que a Alemanha está agora a voltar ao combustível sujo do carvão, a fim de preencher desesperadamente o vácuo de energia que foi auto-infligido pelos ideólogos verdes.

Mais do que a ideologia Verde, porém, é a verdadeira ideologia subjacente à Russofobia e à Sinofobia que está em causa. Habeck e Baerbock estão cegos pela sua subserviência à agenda transatlântica de Washington de impedir a Europa de ter relações de vizinhança normais com a Rússia e a China.

A agenda de Washington consiste em promover a hegemonia dos EUA e o seu presumível domínio unipolar nas relações internacionais. Em suma, o imperialismo americano.

Uma extensão dessa agenda é a de incitar ao antagonismo em relação à China. O cerco da Rússia anda de mãos dadas com o cerco da China. Não é por acaso que, à medida que Washington aumenta as tensões com Moscovo sobre a Ucrânia e a intromissão da NATO, está também a incitar febrilmente tensões com a China sobre Taiwan e alegações duvidosas de violações dos direitos humanos por parte de Pequim.

A administração do Presidente dos EUA Joe Biden e o Congresso estão a bombear armas para a Ucrânia e Taiwan, numa tentativa deliberada, e poderia dizer-se criminosa, de provocar um confronto militar. A economia capitalista dos EUA precisa de tensões e conflitos para sustentar o seu complexo militar-industrial, o coração pulsante do capitalismo americano.

Se o chanceler alemão Scholz tivesse alguma independência de pensamento, seria melhor que repreendesse Washington sobre o uso da violência nas relações internacionais.

Mas não há qualquer hipótese de Scholz e o seu governo alguma vez fazerem isso. Eles são lacaios para Washington e estão irremediavelmente com o cérebro lavado com disparates ideológicos, russofobia e sinofobia.

Este Inverno já está a chegar com pavor para a Alemanha e para a população europeia em geral pela escolha política de destruir a pedra angular das relações energéticas russas. Com os danos adicionais nas relações germano-chinesas, a elite política de Berlim está a disparar na cabeça da Alemanha e da Europa – duas vezes.

As indústrias, empresas e trabalhadores alemães estão indignados com a estupidez do seu chamado governo, que é descrito com mais precisão como um regime apoiado por Washington em Berlim. Os protestos furiosos nas ruas testemunhados nas últimas semanas na Alemanha e em toda a Europa contra a miséria económica auto-infligida são apenas um prenúncio da explosiva agitação social que se está a formar.

____________

O autor: Finian Cunningham Antigo editor e escritor para as principais organizações noticiosas. Tem escrito extensivamente sobre assuntos internacionais, com artigos publicados em várias línguas. É licenciado em Química Agrícola e trabalhou como editor científico para a Royal Society of Chemistry, Cambridge, Inglaterra, antes de seguir uma carreira no jornalismo. É também músico e compositor. Durante quase 20 anos, trabalhou como editor e escritor nas principais organizações de comunicação social, incluindo The Mirror, Irish Times e Independent. Vencedor do Prémio Serena Shim para a Integridade Incomprometida no Jornalismo (2019).

 

 

Leave a Reply