URAP – VI ENCONTRO-CONVÍVIO EM PENICHE – SÁBADO, 29 de OUTUBRO, às 15 horas, na FORTALEZA DE PENICHE

 

O VI Encontro-Convívio promovido por ex-presos políticos, familiares, democratas e amigos, organizado pela URAP com a colaboração do Museu Nacional Resistência e Liberdade, decorrerá dia 29 de Outubro na Fortaleza de Peniche.

O convívio assinalará também a passagem dos 60 anos da proibição pelo regime fascista do poema Por teu livre pensamento, conhecido por Fado Abandono ou Fado de Peniche.

Em 2016, o Forte de Peniche encheu-se de democratas e antifascistas para exigir a reversão da decisão governamental de entrega daquele local a privados para fins hoteleiros, o que contribuiu para a criação do Museu Nacional Resistência e Liberdade.

Esse protesto levou a Assembleia da República e o Governo a reconhecerem a importância da Fortaleza de Peniche, onde funcionou entre 1934 e 1974 uma das mais sinistras cadeias do fascismo, enquanto espaço de resistência, memória e luta.

O convívio visa saudar a criação do Museu Nacional Resistência e Liberdade, a realização das obras, a elaboração do projecto museológico, a inauguração da primeira fase e a continuação dos trabalhos que levarão à sua rápida conclusão e à inauguração final, como um dos momentos altos das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.

A participação no VI Encontro-convívio é uma forma de homenagear todos os antifascistas que o fascismo encarcerou na Fortaleza de Peniche e que passaram parte de suas vidas resistindo e lutando por um Portugal livre e democrático.

Há excursões de Lisboa, Linha de Sintra, Almada, Seixal, Setúbal, Vila Franca de Xira, Loures e outras localidades.

Inscrições e informações nos núcleos da URAP ou na sede (213576083).

Leave a Reply