CARLOS REIS – BOM DIA! – “O MORRO”, de ANTÓNIO CARLOS JOBIM, pelo TAMBA 4

O Morro – Tamba 4 – YouTube

 

Jobim, Chico, Caetano e tantos maravilhosos e criativos músicos e compositores brasileiros, estão felizmente ainda hoje (e para sempre) evidenciados nas nossas memórias.

Mas (e como sempre) um encantamento e uma ternura secreta incitam-me a ir buscar coisas que ninguém conhece, coisas que eu explorei, investiguei e vivi em anos passados, de iniciação ao Jazz – passando pelos brasileiros, habitantes das prateleiras vizinha de discos e CDs.

O Tamba Trio – mais tarde transformado em Tamba 4 – é um desses meus desconhecidos deuses.

Alguns desses discos e CDs foram comprados in extremis, pois de alguns deles existia apenas uma ou duas unidades na discoteca…

Este trabalho é para ouvir “em silêncio” – compenetrado e lúcido, de ouvidos à flor da pele e sem interrupções.

É um “standard”, tem essa vantagem, traz a Elis na bagagem e na História, donde toda a gente conhece o tema (Jobim/Vinicius) desde que a gente é gente.

Mas o que ele demonstra e com o que nos avassala e subjuga, é uma criatividade que ultrapassa o tema tal como o conhecemos. Não é uma coisa, infelizmente, para todos, todos o sabemos (incluindo os que não sabem) pois pressupõe anos de “experiência” nestas lides jazzísticas, tem a ver a Música na sua máxima essência, tem a ver com Jazz, com a Clássica, tem andamentos fantásticos, ora poéticos, ora fortes e sempre inéditos, que alternam a emoção e a expectativa de quem os ouve. Termina com um “regresso” àquela batida que conhecemos, no caso muito pessoal, pois foi de certo modo foi inventada (ou reinventada) por eles.

Perdoem-me ainda  o preciosismo (convém ter o som bem alto) mas há um crescendo, sensivelmente aos 4 minutos e meio, já perto de um adivinhado fim, que é um must, uma coisa sublime, inesperada e única, logo seguida de outras criatividades, incluindo um magnífico solo de bateria premonitório.

Carlos

PS.

Não me digam que não gostaram! Que diabo, eu hoje esforcei-me por explicar o inexplicável: a Música. Nem só de Oscar Peterson ou Bill Evans vivem os pianos.

Obrigado a Sidney Arakaki e ao youtube

 

Para saber mais sobre os Tamba 4, grupo formado a partir dos Tamba Trio, clique em:

Tamba Trio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

 

Leave a Reply