MARIONETAS DO PORTO – CELEBRAÇÕES DO 35.º ANIVERSÁRIO

fevereiro 2023

Marionetas e as outras artes

Inserido no 10º aniversário do Museu das Marionetas do Porto

 

Inauguração exposição temporária de João Vaz de Carvalho

3 de fevereiro – 19h00
Museu das Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 61 – Porto

Pelos Cabelos e Lições de Voo, dois espetáculos das Marionetas do Porto, criados a partir das séries de ilustrações tão inspiradoras de João Vaz de Carvalho com os mesmos títulos.

Num mergulho a esse universo tão peculiar, construíram-se as marionetas e inventaram-se novos lugares. Lugares extraterrenos, onde pairam personagens insólitas, de olhares ausentes e alucinados, onde o humor e o absurdo se cruzam.

Desse imaginário surreal, criou-se uma narrativa dissonante, rumo a um mundo onírico, onde vamos encontrar os Habitantes do sonho.

Em Pelos Cabelos, estamos num lugar, onde não há carros, nem escolas, nem prisões, mas há foguetões e pássaros e animais também há, “Lá”.

Nesse lugar, o público assiste à passagem de alguns dos habitantes que criamos para viverem nesse “Lá”. Personagens especiais de cabelos exuberantes, como: o Senhor Cotão, o Casal Pincel, a Senhora Pilar, o Cão Apaixonado ou a Senhora Nuvem, são alguns exemplos.

Em Lições de voo, estamos no lugar “vazio”, espécie de deserto, explorando o ar e a dimensão de voar, com toda a sua poética, a poética dos sonhos. Nesse lugar é possível experimentar a leveza do corpo, a suspensão e a emoção da descolagem. Nesse lugar são todas pessoas/pássaros do vento. Lá encontramos, o Homem que olha o céu, o Avô e Neta, o Pato e a Pati, a Mulher do Vento, o Turbo Tenor e tantos outros habitantes de um Lugar que nomeamos de Abu.

Em Lições de voo, cada personagem, marionetas e atores, parece ter nascido nesse deserto, onde a força do vento, moldando a areia os fez descolar pintando o espaço, como se fosse uma grande tela viva.

Isabel Barros

 

João Vaz de Carvalho nasceu no Fundão, em 1958. No início dos anos 80 trabalhou no atelier de mestre Vasco Berardo, em Coimbra. Mais tarde, já em Lisboa, dedicou-se em exclusivo, primeiro à pintura e depois também à ilustração. Desde então participou em dezenas de exposições, individuais e colectivas, colaborando com diversas galerias de arte. Simultaneamente, na qualidade de ilustrador, trabalhou com muitos títulos da imprensa portuguesa e ilustrou dezenas de livros que se encontram publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Suiça, Inglaterra, Brasil, China e Coreia do Sul. Participou em inúmeras exposições de referência, em Portugal e no estrangeiro. Realizou projectos em áreas distintas, que vão desde a cerâmica até ao desenho de marionetas e ao cinema de animação. O seu trabalho tem conquistado dezenas de prémios nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: 1º Prémio Ilustrarte 2005, Portugal; 1º Prémio Tapirulan 2011, Itália; 1º Prémio Caricatura World Press Cartoon 2011, Portugal; Communication Arts  Award of Excellence 2012, EUA; White Ravens 2013, Alemanha. Grand Prix of The Golden Pen of Belgrade Award, 2013, Sérvia; 3×3 Proshow (vários), EUA; Creative Quarterly (vários), EUA; Hiii Illustration Award (vários), China. JIA-Japan Illustration Award (vários), Japan. Applied Arts Photography & Illustration (vários), Canada. Honorary Mention Award, GIA-Global Illustration Award, China.

Pelos Cabelos
Espetáculo para maiores
de 3 anos

 

4 a 19 de fevereiro
Teatro de Belomonte
Rua de Belomonte, 57 – Porto
Sessões para público geral
sábado – 19h00
domingo – 16h00
Bilhetes

 

Sessões para público escolar
quarta a sexta
10h30 e 14h30

(com marcação prévia)Informações e reservas para escolas:
teatro@marionetasdoporto.pt
222 089 175

 

A partir das ilustrações Pelos Cabelos, de João Vaz de Carvalho, o Teatro de Marionetas do Porto cria um espetáculo habitado por personagens insólitas, de olhares ausentes e alucinados, onde o humor e o absurdo se fundem para mais uma experiência com muitas marionetas. Em Pelos Cabelos, atores e marionetas habitam um lugar algures, um Lá, lugar distante quase extra terreno.
Nesse lugar não há carros, nem escolas, nem prisões, mas há foguetões e pássaros e animais também há lá.
Nesse lugar, o público assiste à passagem de alguns dos habitantes de Lá. São personagens invulgares, mas muitos especiais, como o senhor cotão, o casal pincel, a mulher Pilar, o cão, a senhora nuvem e outros.
Durante o espetáculo percorre-se alguns momentos da vida desses personagens de cabelos exuberantes, algo que os distingue e lhes confere uma personalidade peculiar.

 

Encenação e cenografia Isabel Barros, textos Edgard Fernandes, Isabel Barros e Rui Queiroz de Matos, marionetas Sandra Neves, a partir das ilustrações de João Vaz de Carvalho, música e animação coletivo HUSMA (João Apolinário, Nuno Cortez e Pedro Cardoso), desenho de luz Alexandre Vieira, interpretação Micaela Soares e Vitor Gomes, produção Sofia Carvalho, fotografia de cena Susana Neves

Nuvens Cabeludas
Oficina para pais e filhos

 

25 e 26 de fevereiro – 10h30
Polo Marionetas do Porto – Quinta de Bonjóia
Rua de Bonjóia, 486 – Porto

 

Nº máx. participantes: 20
(10 adultos + 10 crianças a partir dos 3 anos)

 

Duração: 1h30
Bilhetes

 

Nuvens cabeludas, são nuvens do espetáculo Pelos Cabelos, situado num lugar onde há personagens de cabelos exuberantes.
Nesta oficina os participantes vão descobrir esse lugar, inventando novos personagens e participando na construção de uma narrativa criada em coletivo.
Nesta oficina, vamos fazer muitas coisas: escrever, desenhar, manipular e dançar.

 

1 a 26 de fevereiro

Quarta a sexta 14h – 18h*
Sábado e domingo 11h – 13h* / 14h – 18h*

Rua de Belomonte, 61 – Porto

*última admissão 30 minutos antes do fecho

 

A exposição Marionetas Contemporâneas: Criações e discursos foi inaugurada a 15 de julho de 2020, seguindo o conceito base do projeto expositivo: a relação teatro/museu, criação de espetáculos e exposição das peças.
Dela fazem parte obras emblemáticas da companhia (Miséria, Vai no Batalha, Óscar, História da Praia Grande, Teatro Dom Roberto, Os Amigos de Gaspar, IP5, entre outras), e novos espaços criados a pensar em dinâmicas renovadas com o público, nomeadamente, o espaço de experimentação e o espaço crianças.

A exposição permite uma fruição diversa, capaz de transportar o visitante para outro lugar, através das peças expostas, dos adereços, das histórias e de todas as atividades propostas num programa dirigido a todo o público.

Além do mundo das marionetas contemporâneas de autor, que habitam os dois pisos do museu, no foyer, encontra-se uma obra doada à companhia, pelo artista plástico Ricardo Leite, pintada e inspirada nas marionetas do espetáculo Macbeth, de João Paulo Seara Cardoso e Outras Coisas, de Júlio Vanzeler, amigo e colaborador de longa data, nosso convidado para esta exposição temporária, inaugurada a 29 de setembro e que ficará até 29 de janeiro de 2023.

Numa rua estreita, em pleno centro histórico, atravessar a porta do Museu, tem sido, para muitos visitantes, um encontro com a utopia. Assim desejamos que continue através da exposição patente.

Isabel Barros

ver no browser

 

Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 57
4050-097 Porto
+351 222 083 341
teatro@marionetasdoporto.pt
marionetasdoporto.pt

 

Museu das Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 61
4050-097 Porto
+351 220 108 224
museu@marionetasdoporto.pt
marionetasdoporto.pt
  Estrutura financiada por

 

 

 

Leave a Reply