JACOBIN – OS FASCISTAS ESTÃO A BENEFICIAR COM A CRISE MUNDIAL – uma entrevista a GEOFF ELEY por ARJUN CHATURVEDI – tradução de GERCYANE OLIVEIRA

 

 

Fascists Are Benefiting From World Crisis – AN INTERVIEW WITH GEOFF ELEY – por Arjun Chatuverdi   –  Jacobin –                                                                                              10 de Setembro de 2022   

Fascistas estão se beneficiando da crise mundial – UMA ENTREVISTA COM GEOFF ELEY –  por Arjun Chatuverdi  –  Jacobina – tradução de Gercyane Oliveira                                                                                                                        14 de Fevereiro de 2023 

Selecção de Lazaro Camilo Joseph

Camisas negras italianas se alinham em formação militar durante a Segunda Guerra Mundial. (Europeu / FPG via Getty Images)

Uma série de crises abalou o triunfalismo liberal das últimas décadas e produziu novas forças antidemocráticas. O historiador Geoff Eley explica à Jacobin porquê ainda faz sentido falar de “fascismo” – e por que as novas formas de reacionarismo não são apenas um retorno ao passado.

A ascensão dos movimentos de extrema direita desde os Estados Unidos até o Brasil e a Índia tem frequentemente provocado discussões sobre um “novo fascismo”. A vitória eleitoral da Itália em 25 de setembro para Giorgia Meloni, líder de um partido com raízes no fascismo tradicional, polarizou ainda mais as análises entre aqueles que se concentram em comparação com o passado e aqueles que enfatizam sua tonalidade conservadora. Mas as crises de hoje também estão produzindo novas formas de políticas reacionárias que não se parecem com as de 100 anos atrás.

Geoff Eley tem escrito extensivamente sobre a história da esquerda e a história da direita. Atualmente ele está escrevendo uma história geral da Europa no século XX e um novo estudo da direita alemã, Genealogias do nazismo: conservadores, nacionalistas radicais e fascistas na Alemanha, 1860-1945.

Nesta entrevista para a Jacobin, Eley explica como os estudos do fascismo mudaram nas últimas décadas para abordar a ascensão de movimentos antidemocráticos e autoritários em todo o mundo. Eley esclarece que “fascismo” é um conceito versátil que tem múltiplas origens e formas variadas que os estudiosos precisam contextualizar e interpretar como parte de uma estratégia para o antifascismo. Também discute o futuro da esquerda com a ascensão da globalização neoliberal e destruição do meio ambiente no século XXI.

Para continuar a ler esta entrevista de Arjun Chatuverdi a Geoff Eley clique em:

Fascistas estão se beneficiando da crise mundial (jacobin.com.br)

Ou em:

Fascists Are Benefiting From World Crisis (jacobin.com)

 


Sobre os autores:

é professor de História Contemporânea na Universidade de Michigan, Ann Arbor.

ARJUN CHATURVEDI

é um estudante da University High School em Irvine, Califórnia.

Leave a Reply