CARTA DE VENEZA – Keita Miyazaki: Japão e Veneza em diálogo por Vanessa Castagna

Entre 9 de maio e 13 de setembro de 2026, o Museu de Arte Oriental de Veneza – Ca’ Pesaro acolherá a exposição individual Keita Miyazaki – From Water To Form. A exposição insere-se no contexto da 61.ª Bienal de Veneza, explorando a profunda ligação entre matéria, memória e transformação e dando continuidade à investigação do elemento aquático por parte do artista japonês.

Veneza, com o seu equilíbrio precário entre a natureza e o engenho humano, oferece-se como palco ideal para o trabalho de Miyazaki, no qual a água se destaca enquanto força cíclica capaz de gerar destruição e regeneração e se torna uma fecunda base de diálogo com a coleção permanente do museu Ca’ Pesaro, que é uma das mais significativas coleções de arte do período Edo na Europa. Esta dialética reflete tanto a sensibilidade cultural japonesa como a identidade histórica veneziana, cidade símbolo de intercâmbios milenares entre a Europa e a Ásia.

Para além das salas de Ca’ Pesaro, a exposição estender-se-á à Ilha da Giudecca, nas instalações do CREA – Cantieri del Contemporaneo, onde Miyazaki realizará uma obra de arte pública, nomeadamente uma escultura modular que reinterpreta estruturas já apresentadas nos Jardins Imperiais de Tóquio e na Villa Giulia, em Roma. Os módulos serão aqui recompostos para entrar em sintonia com o contexto produtivo dos estaleiros venezianos, sublinhando mais uma vez a centralidade da modularidade e da relação entre forma e espaço no percurso do artista.

Leave a Reply