Pentacórdio para Segunda 29 de Outubro

por Rui Oliveira

 

 

 

 

Nunca mais é um desafio às nações. É uma verdade amarga — muitas vezes o mundo falhou

ao não evitar a morte de inocentes numa escala maciça. E nós vivemos assombrados pela atrocidades

que não impedimos e pelas vidas que não salvámos.” – Presidente Barack Obama, Abril de 2012

  

   Na Segunda 29 de Outubro tem início no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, às 9h, a conferência “Portugal e o Holocausto”, uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em conjunto com a Fundação Gulbenkian e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, cujo lema principal é Aprender com o passado para ensinar no futuro e que terá o Holocausto como pano de fundo.

   Consideram os organizadores que a história de Portugal naquele período e a sua relação com o Holocausto, nomeadamente o papel desempenhado enquanto local de acolhimento e ponto de partida para a liberdade de muitos milhares de refugiados, que assim sobreviveram ao Holocausto, é matéria ainda insuficientemente estudada no meio científico. Esta conferência reunirá vários investigadores, académicos e especialistas em educação, que falarão das questões da memória histórica, da identidade e da forma como se educam as novas gerações, mas também das lições a retirar das várias experiências vividas em países como Israel, Alemanha ou a Áustria.

   [Ver programa completo em  http://photos.state.gov/libraries/portugal/23276/holocaust-conf/Holocaust_program_portuguese_008.pdf ]

 

   Neste dia haverá das 10h às 15h30 duas sessões simultâneas, uma sobre o tema “Relações Políticas e Diplomáticas” (coordenadora: Irene Pimentel, UNL), outra sobre  “O Discurso Cultural do Holocausto” (coord.: Isabel Capeloa Gil, U.Católica).

   Às 15h45 ambas as coordenadoras discutirão “O Futuro da Investigação sobre Portugal e o Holocausto”, seguindo-se às 16h30 um debate sobre “Memória, Percurso e Identidade” com José António Pinto Ribeiro, Maria Filomena Molder e Clara Ferreira Alves.

   Às 17h30 é inaugurada a exposição “Os Refugiados do Holocausto e Portugal” e das 18h30 às 19h a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo executará o programa  Música e Memória do Holocausto”.

   No mesmo Aud.2 será projectado às 19h o filme/documentário de EstherMucznik “Testemunhos”.

 

 

 

   Ainda na Segunda-feira 29 de Outubro, no Bar de “A Barraca”, às 21h30, representa-se mais um dos “Encontros Imaginários” idealizados e dirigidos por Helder Costa, que assim o introduz :

   “ A Noite Sangrenta. Foi com este nome que ficou na nossa História a noite de 19 de Outubro de 1921, quando um bando de facínoras assassinou, entre outros, António Granjo, Machado Santos e Carlos da Maia, prestigiadas figuras da República.

   Para assinalar essa data e nos esclarecer sobre o dito “mistério” que continua a envolver esses crimes, estará presente Berta Maia, viúva de Carlos da Maia (representada por Sónia Barradas), que conseguiu arrancar e publicar a confissão dos mandantes dos crimes da boca de Abel Olimpio, o “dente d’ouro”, marinheiro que chefiava o bando que enlutou Portugal.

   Chamámos também Erasmo (interpretado por Sérgio Mora), o intelectual renascentista defensor da aprendizagem através da multividência e do ensino laico em todos os seus graus, além de ter sido o autor da obra-prima “Elogio da Loucura”.

   E a polémica estará acesa com Bismarck (na pele de João D’Avila), o conservador e autoritário militar prussiano que destruíu a Comuna de Paris e que é considerado o antepassado  do regime ditatorial do Terceiro Reich, chefiado por Hitler”.

 

 

 

   Ainda na Segunda 29 de Outubro, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, às 18h30, haverá um Recital de Piano pela pianista brasileira Rosângela Yazbec Sebba (actualmente professora na Mississipi State University, EUA) que irá tocar obras de Bortkiewicz e Mussorgsky (pormenor a anunciar). A entrada é livre.

   Mostramo-vos a interpretação por esta pianista do 1º andamento da Sonatina nº 1 de Camaro Guarnieri, um compositor brasileiro do séc. XX (1907-1993):

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Sábado aqui )

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply