Por amável solicitação do amigo Carlos Loures, cabe-me a honra de fazer uma breve apresentação deste terceiro filme sobre a CATASTROIKA, intitulado DEBTOCRACIA, e criado, como o anterior, por Aris Chatzistefanou e Katerina kitidi.
Trata-se de um impressionante documentário sobre a dívida grega, e não só da dívida grega mas de outras pelo mundo fora, nomeadamente a da Argentina e a do Equador.
Aqui se analisa, brilhantemente, a criminosa origem de tais dívidas, que os povos nunca contraíram, e se propõe soluções que não passam nem podem passar pelo seu cumprimento e pela aceitação da sua legitimidade. Gigantescas e incomportáveis dívidas artificiais, estruturadas na corrupção, no suborno, nos crimes de toda a ordem que levaram os povos à hemorragia, à desgraça e à miséria. Intervêm neste elucidativo documentário, economistas, jornalistas e intelectuais de todo o mundo, cujas palavras nos cativam pela sabedoria, pela limpidez e pela franqueza, não deixando dúvidas de que pertencem à parte sã da humanidade.
Chega-se ao fim do filme com uma tremenda sensação de náusea, perante as barbaridades de que é capaz a sórdida e podre humanidade engravatada, mas ao mesmo tempo com uma sensação de frescura, ao sentir os pulmões inundados de verdade, uma espécie de ar puro do alto das montanhas.
Vale a pena ver…e respirar.