Pentacórdio para Quarta 12

por Rui Oliveira

   Na Quarta-feira 12 de Setembro o destaque vai para mais um Concerto Antena 2 que terá lugar no Institut Français de Portugal, às 19h.

   A concertista é a cravista francesa Anne Robert, pupila de David Moroney e Huguette Dreyfus, que já tocou ao vivo a integral da obra para cravo de François Couperin e, como investigadora, descobriu um importante manuscrito de seis sonatas para cravo, de Boccherini, na Biblioteca de Estudos de Besançon (ambos gravados entretanto em CD).

   No programa estão obras de C.P.E.Bach (1714 – 1788) Sonata Wq53 n°1 , de C. Mourey (1954) Buccoliques: hommage à F. Poulenc, de CL. B. Balbastre (1717-1799) Extraits du “Premier livre de Pièces de Clavecin de 1759”, de Domenico Scarlatti (1685 – 1757) Sonata K 64, Sonata K 32. “Aria” e Sonata K 34, “Gavota” e de Carlos Seixas (1708 – 1742) Sonata Nº 31, Sonata N° 55, Sonata N° 29, SonataN°8  e Sonata N°27.

   É desta Sonata em Ré menor nº 29 de Carlos Seixas tocada por Anne Robert o vídeo abaixo :

 

 

   Conclui-se entretanto com o 3º espectáculo a primeira semana do “Jazz im Goethe-Garten” no Goethe-Institut (ao Campo dos Mártires da Pátria) às 19h, agora com o conjunto luxemburguês e alemão Pascal Schumacher Quartet (Pascal Schumacher  vibrafone,  Franz von Chossy  piano,  Christophe Devisscher  contrabaixo  e Jens Düppe  bateria ).    Diz a apresentação que “ uma cuidadosa pesquisa tímbrica, um melodismo impoluto e uma consumada harmonia composicional … confirma (este grupo) como o mais importante (no) jazz do Luxemburgo na actualidade”. Confirme-o neste seu vídeo :

____________________________________
 

 

   É também a 12 de Setembro (Quarta) que arranca no Cinema São Jorge, durando até Domingo, o MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa que tem como objectivo estimular a produção de filmes de género portugueses, mostrar as melhores obras de terror produzidas internacionalmente nos últimos anos e contribuir para a formação dos públicos mais jovens e para a contextualização da produção recente, através da programação de retrospectivas seleccionadas.  A partir de 2012 a curta vencedora do Prémio MOTELx passou a receber o Méliès d’Argent, ficando seleccionada para competir pelo Méliès d’Or Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído anualmente pela Federação Europeia.

   O cineasta homenageado este ano é o italiano Dario Argento de quem serão projectadas algumas das obras fulcrais, com relevo para a sua sexta longa-metragem, um clássico do filme de terror moderno, Suspiria (1977) a exibir no Sábado 15, às 21h45.

   Para conhecer a programação completa, procurar em :

http://www.motelx.org/images/2012/varios/motelx2012_programa.pdf

 

 

   Por último, realiza-se na Quarta 12 de Setembro, às 18 horas, no Grande Auditório do ISCTE-IUL, a sessão de abertura da Conferência Internacional “Portugal- Brasil: um Olhar Actual” organizada pela Casa da América Latina e a Fundação Getúlio Vargas no âmbito de 2012 – 2013 – Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil. Terá a forma de uma conversa entre Fernando Henrique Cardoso e Mário Soares, moderada por Luís Reto, Reitor do ISCTE-IUL, e comentada por António Costa, Presidente da Casa da América Latina e da Câmara Municipal de Lisboa, e Joaquim Falcão, Diretor da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas.

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Segunda aqui )

2 Comments

Leave a Reply