DRAMATURGO NORBERTO ÁVILA HOMENAGEADO EM SETÚBAL NO X FÓRUM DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TEATRO

 

 

4 Site | www.apescritores.pt |

info@apescritores.pt

http://facebook.com/apescritores

( Tel   | (+ 351) 21 397 18 99

6  Fax | (+ 351) 21 397 23 41

+ Morada | Rua de S. Domingos à Lapa, 17

                   1200-832 Lisboa, Portugal

DIVULGAÇÃO

ASSOCIATIVA

_________________________________________________

Convite do sócio Norberto Ávila

(também no site da APE, em iniciativas dos sócios)

Programa Oficial

 Sexta-Feira, 5 de Outubro 2012

20:00 – Recepção aos Participantes

21:30 – Espectáculo de Teatro

          “PINÓQUIO” – Adaptação livre de Céu Campos da obra de Carlo Collodi

            Grupo de Animação e Teatro “Espelho Mágico”

            CONCURSO NACIONAL DE TEATRO – PÓVOA DE LANHOSO, 2012

            Prémios para Melhor Cenografia e Melhor Guarda-roupa

            Nomeado para Melhor Interpretação Feminina – Céu Campos, Melhor Interpretação Masculina – Fernando GuerreiroMelhor Encenação e Melhor Espectáculo

 

Sábado, 6 de Outubro 2012

08:30 – Abertura do Secretariado

09:00 – Cerimónia Oficial de Abertura do Fórum

09:30 – Sessão Solene de Abertura do Fórum

           Homenagem ao Dramaturgo Norberto Ávila

             Apresentação de Formadores

10:00 – Início dos Painéis de Formação

 

13:00 – Encerramento dos Painéis de Formação

             Almoço

 

14:30 – Reinício do Painéis de Formação

19:30 – Encerramento dos Painéis de Formação

            Jantar

21:30 – Espectáculo de Teatro

           “GRADIM À JANELA DA AUSÊNCIA” – de Manuel Ramos Costa

             CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar

             CONCURSO NACIONAL DE TEATRO – PÓVOA DE LANHOSO, 2012

             Prémio Melhor Interpretação Masculina – Nuno SobreiraMelhor Encenação – Manuel Ramos Costa eMelhor Espectáculo [Prémio Ruy de Carvalho]

 

Domingo, 7 de Outubro 2012

09:00 – Reinício dos Painéis de Formação

             Assembleia-Geral da FPTA

13:00 – Encerramento dos Painéis de Formação

             Almoço

14:30 – Cerimónia Oficial de Encerramento do Fórum

             Descerrar da bandeira oficial da FPTA

             Divulgação da data e local do Próximo Fórum Permanente de Teatro

             Foto de Família

 

15:30 – Espectáculo de Encerramento dos Painéis

             Com base no texto “UMA NUVEM SOBRE A CAMA” de Norberto Ávila

 

17:30 – Regresso a casa dos Participantes

 

NORBERTO ÁVILA nasceu em Angra do Heroísmo, Açores, a 9 de Setembro de 1936. De 1963 a 1965 frequentou, em Paris, a Universidade do Teatro das Nações. Criou e dirigiu a revista Teatro em Movimento (Lisboa, 1973-75). Chefiou, durante 4 anos, a Divisão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura; abandonou o cargo em 1978, a fim de dedicar-se mais intensamente ao seu trabalho de dramaturgo.

Traduziu obras de Jan Kott (Shakespeare Nosso Contemporâneo), Jacques Audibert, Eduardo Blanco-Amor, Fassbinder, Albert Husson, Junji Kinoshita, Arthur Miller, Shakespeare, Schiller, Valle-Inclán, Tennessee Williams e Liliane Wouters.

Dirigiu para a RTP (1º Canal), a partir de Novembro de 1981, uma série de programas quinzenais dedicados à atividade teatral portuguesa, com o título de Fila 1.

As obras dramáticas de Norberto Ávila, maioritariamente reunidas pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda na coletânea Algum Teatro, com um longo Prefácio de 36 páginas  (Apresenta-se o Autor com as Suas Peças ), têm sido representadas em diversos países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia e Suíça. 

 

ROMANCE

No Mais Profundo das Águas (1993 e 1994). Ed. Salamandra, Lisboa, 1998.

Frente à Cortina de Enganos (2003 e 2004). Inédito.

A Paixão Segundo João Mateus (Romance Quase de Cordel) (2004 a 2006). Ed. do Instituto Açoriano de Cultura (Angra do Heroísmo), Lisboa, 2011, com o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores.  

POESIA

Percurso de Poeta. Prémio Natália Correia, 1999. – Ed. do Autor, Lisboa, 2000.

FOTOGRAFIA E TEXTO

As Fajãs de São Jorge (Álbum). – Ed. da Câmara Municipal da Calheta, São Jorge, Açores, 1992.

Teatro, romance, conto, poesia: – todos estes géneros literários se encontram representados no site pessoal do escritor: www.norberto-avila.eu .

***********************************************************

***********************************************************

Apenas a título de curiosidade, estas primeiras reações da imprensa setubalense:

início > Atividade Municipal > Cultura > notícias
teatro 28 de Setembro de 2012

Teatro amador reúne no Fórum

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Norberto Ávila

Espetáculos, formação, homenagens, animação e convívio integram o X Fórum Permanente de Teatro, que este ano se realiza em Setúbal, entre os dias 5 e 7.

A iniciativa, destinada à formação e à troca de experiências entre grupos amadores, será “uma grande festa de teatro e de afetos”, assegurou no dia 28, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Céu Campos, do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico,

A encenadora e atriz do grupo anfitrião do X Fórum Permanente de Teatro, evento da Federação Portuguesa de Teatro, criado em 2008, a realizar pela primeira vez numa capital de distrito, agradeceu à Câmara Municipal “por ter acolhido desde a primeira hora” a iniciativa, cujos espetáculos cénicos de realizam no Fórum Municipal Luísa Todi.

A vereadora Carla Guerreiro referiu que a renovada sala de espetáulos, inaugurada há 15 dias, que já acolheu música e cinema, recebe agora “outra arte de excelência, que é o teatro”.

Luís Mendes, vice-presidente da Federação Portuguesa de Teatro, referiu sentir-se honrado por o “Fórum Luísa Todi receber o Fórum do Teatro”,gracejando: “Dois fóruns no mesmo fórum.”

Enquanto as sessões de formação, na Escola Secundária Sebastião da Gama, também parceira neste evento, com 14 painéis de formação nas áreas de atores, cenografia, adereços, desenho de som, desenho de luz, escrita criativa, encenação e dirigentes, carecem de inscrição, os espetáculos no Fórum Luísa Todi são abertos à população e de entrada gratuita.

No dia 5, às 21h30, o “Espelho Mágico” apresenta “Pinóquio”, musical nomeado para seis prémios na última edição do Festival Nacional de Teatro, na Póvoa do Lanhoso, e vencedor dos prémios de melhor Cenografia e Guarda Roupa.

A 6, no Fórum Luísa Todi, o programa começa com a cerimónia oficial de abertura desta iniciativa, às 09h00, seguindo-se, meia hora depois, uma homenagem ao dramaturgo Norberto Ávila.

À noite, às 21h30, a Companhia Contacto de Ovar traz a Setúbal “Gradim à janela da ausência”, peça vencedora do Prémio Ruy de Carvalho – Melhor Espetáculo, no Festival Nacional de Teatro 2011, na Póvoa do Lanhoso.

Luís Mendes destacou que só neste encontro estão duas peças – “Pinóquio” e “Gradim à janela da ausência” – “do melhor que o teatro da Póvoa do Lanhoso recebeu este ano”.

No dia 7, realiza-se um espetáculo final de apresentação dos trabalhos resultantes dos diversos painéis de formação. A encenação está marcada para as 15h30, no “Luísa Todi”.

José Teles, diretor do Fórum Permanente de Teatro, justificou a homenagem ao dramaturgo açoriano Norberto Ávila, que enquanto músico passou por Setúbal, por ser o autor de “As Histórias de Hakim“, o texto português “mais produzido e mais representado fora de Portugal”.

O espetáculo final, “construído totalmente no período do fórum”, é baseado no texto “Uma nuvem sobre a cama”, de Norberto Ávila, e trabalhado em cada área de formação dos 14 painéis.

Além da participação de formadores profissionais em cada uma das áreas – cenografia, adereços, desenho de som, desenho de luz, escrita criativa e encenação –, o X Fórum Permanente de Teatro, projeto nuclear da federação,“é o espelho do que é o teatro de amadores em Portugal”.

O décimo fórum, evento semestral, proporciona ainda uma tertúlia, no dia 6, às 23h00, na União Setubalense, além de um espaço de entrevistas e a atuação dos Canto Hondo.

No total das nove edições, a primeira realizada em Esmoriz, já passaram 1500 participantes. Para esta décima edição, até à hora da conferência de imprensa, estava confirmada a presença de 21 grupos de teatro associados da federação.

 

SECÇÃO: Cidade
Cidade vai ser anfitriã do 10.º Fórum Permanente de Teatro

Formação na escola Sebastião da Gama e espectáculos no Fórum

Pela primeira vez, uma capital de distrito será anfitriã de um Fórum Permanente de Teatro, evento da Federação Portuguesa de Teatro e que, nesta 10.ª edição, reparte a organização com o Grupo de Teatro Espelho Mágico. O evento terá a particularidade de inaugurar o requalificado Fórum Luísa Todi, com a representação de peças teatrais.

“É uma grande honra reinaugurarmos o Luísa Todi, com peças de teatro”, começou por se regozijar Céu Campos, directora do Grupo de Teatro Espelho Mágico (GATEM), instituição que reparte a organização deste 10.º Fórum Permanente de Teatro, a ter lugar na nossa cidade, entre a próxima sexta-feira e domingo.

O evento cultural foi apresentado no final da passada semana, nos Paços do Concelho da Câmara. Na oportunidade, a vereadora Carla Guerreiro deu as “boas vindas” ao evento cultural, considerando que o teatro “cumpre a sua missão cultural de despertar consciências. É uma arte fundamental das sociedades,” sublinhou a autarca.

Painéis de formação artística teatral, a decorrerem na escola Sebastião da Gama, e representação de peças na requalificada sala de espectáculos do Luísa Todi, perfazem o programa. O dramaturgo Norberto Ávila é o convidado de honra desta acção.

“Setúbal acolhe esta 10.ª edição do Fórum Permanente de Teatro numa altura em que o mesmo está numa fase de grande projecção nacional e de maturação”, realçou, por seu turno, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Teatro (FPTA), lembrando tratar-se de um evento nacional, de regularidade semestral, destinado à troca de experiências entre grupos de teatro.

Luís Mendes realçou a importância deste Fórum, o qual “permite acções formativas nas diversas áreas da arte teatral”, bem assim como o “intercâmbio entre companhias fora dos grandes centros urbanos”. Instado sobre custos, o responsável pela FPTA disse “não serem elevados”. O prioritário é que os municípios “colaborem com a logística”, salientando que os formadores “vêm a título generoso,” não deixando, contudo, de recordar a reivindicação que deu azo ao manifesto nacional de mais apoios para a Cultura.

José Teles, director do Fórum Permanente de Teatro regozijou-se pelo facto das inscrições, gratuitas, para esta acção setubalense estarem “praticamente lotadas,” considerando isso um sinal de que Setúbal “vai ter uma grande jornada cultural.”

Norberto Ávila é o convidado de honra deste X Fórum Permanente de Teatro e vai estar a acompanhar todas as sessões de trabalho. Nascido há 76 anos nos Açores, traduziu inúmeras obras literárias de escritores estrangeiros.

As suas obras dramáticas, maioritariamente reunidas na colectânea ‘Algum Teatro’ (4 volumes, Imprensa Nacional – Casa da Moeda) têm sido representadas em diversos países. Norberto Ávila assume-se como autor dramático de romances de poesia, assim como de alguns contos.

PROGRAMA Na noite de sexta-feira, dar-se-à início a este X Fórum de Teatro, com a representação da peça ‘Pinóquio’, do Espelho Mágico, no palco do Fórum Municipal.

Sábado, na escola Sebastião da Gama, será prestada homenagem ao dramaturgo Norberto Ávila, seguida de sessões de formação. À noite, subirá o pano do Luísa Todi para a representação da peça “Gradim à janela da ausência.”

Domingo, último dia do evento cultural, continuarão as acções formativas, na escola Sebastião da Gama. Á tarde, no Fórum Luísa Todi, terá lugar um espectáculo de encerramentos dos panieis, com basde no texto de “Uma nuvem sobre a cama”, da autoria do convidado, Norberto Ávila.

*******************************************

NOTA PESSOAL:

Na primeira peça jornalística há uma referência à minha qualidade de “músico”. Trata-se evidentemente de dum lapso de interpretação do meu Prefácio de ALGUM TEATRO – Apresenta-se o Autor com as Suas Peças. Músico (militar), colocado em Setúbal no início dos anos 30, foi o meu Pai, que depois ainda seria transferido para Évora, antes de eu nascer (em Angra do Heroísmo, 1936).


Leave a Reply