GAITEIROS DE LISBOA, OBRIGADA! Por clara castilho

Os Gaiteiros de Lisboa, apresentam hoje, 15 de Outubro, na Culturgest, o seu último disco Avis Rara. Diz Carlos Guerreiro: “As pessoas hão-de gostar de aquilo que a gente lhes dê, desde que a gente lhes dê como elas gostam”. Simples, complicado? Bom, eu gosto do que eles me dão.

Ao Gaiteiros são formados por Carlos Guerreiro, José Manuel David, Pedro Calado, Paulo marinho, Pedro Casaes e Rui Vaz.

Sobre o disco: «Avis Rara é um título que de certa forma traduz o conteúdo deste trabalho, não só pela estranheza de sons e arranjos que ele contém, como pela originalidade e irreverência na abordagem do já tão explorado filão da Música Tradicional Portuguesa.  É o seguimento natural de todos os que lhe antecederam, reafirmando a atitude pioneira do Grupo quanto ao experimentalismo sonoro e à consequente criação de instrumentos não convencionais.»

Carlos Guerreiro disse à Visão (11.10.12): “Apesar de a música tradicional ter sido sempre o móbil do meu trabalho, sempre achei que era muito limitado, por isso é que os temas tradicionais tratados dentro do grupo têm sempre outras coisas: timbre que não existe nessas raízes, um balanço que também não está lá. A nossa música bebe muito de todas as músicas”.

Mas oiçamos o próprio, numa gravação do realizador Tiago Pereira sobre “Se a música portuguesa gostasse dela própria”.

Leave a Reply