MPPM PROMOVE JORNADAS DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA ENTRE 15 E 29 DE NOVEMBRO

Cara Amiga, Caro Amigo

 

Dando continuidade a uma iniciativa com tradição na sua atividade, o MPPM organiza um conjunto de eventos, integrados nas Jornadas de Solidariedade com a Palestina – 2012, em torno da data de 29 de novembro proclamada pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, evocando a data em que, em 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados – um judaico e um árabe – com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino. As Jornadas de Solidariedade com a Palestina – 2012 adotam como lema: “Dignidade – Liberdade – Identidade”.

  • As Jornadas têm início no dia 15 de novembro, na Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, numa sessão reservada aos alunos da Escola, onde será exibido o filme “A Carta de Sara” (Mutaz Jankot, 2002) e haverá um debate com os estudantes, sobre a situação atual na Palestina, animado por Carlos Almeida, da Direção Nacional do MPPM.
  • Em 21 de novembro, às 21.30 horas, na Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada, com apresentação de Adel Sidarus, haverá projeção de um vídeo com danças populares palestinas e leitura de contos e poesia da Palestina por Maria do Céu Guerra, Natália Nunes e Lina Soares, que também interpretará canções árabes com acompanhamento musical de Luís Reis. No final, haverá oportunidade de conversar com Maria do Céu Guerra, Adel Sidarus e Bruno Dias, da Direção Nacional do MPPM.
  • O habitual jantar com pratos típicos da Palestina tem lugar a 23 de novembro, a partir das 20 horas, na sede do Grupo Sportivo Adicense, em Lisboa, numa iniciativa conjunta do MPPM, da Missão Diplomática da Palestina e daquela coletividade. O Ensemble Moçárabe, dirigido por Eduardo Ramos, interpreta música árabe, ao vivo. Informações e inscrições pelos telefones 213889076, 963106777 e 917407005 ou pelo e-mailmppm.palestina@gmail.com .
  • As Jornadas prosseguem no dia 27 de novembro, a partir das 21 horas, com a exibição, no Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, do filme “A Terra Fala Árabe”, realizado por Maryse Gargour, em 2007. Adel Sidarus e Carlos Almeida, da Direção Nacional do MPPM, apresentam o filme e moderam o debate que se seguirá à exibição. Esta sessão é uma iniciativa conjunta do MPPM e da Cooperativa Alves Redol.
  • A encerrar as Jornadas, no dia 29 de novembro, pelas 18.30 horas, há uma Sessão Pública Comemorativa do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina que terá lugar na Casa do Alentejo, em Lisboa. Intervirão Maria do Céu Guerra, atriz e encenadora e Presidente do MPPM; Embaixador Mufeed Shami, representante diplomático da Palestina em Portugal; Silas Cerqueira, investigador e secretário para as relações internacionais do MPPM; Santiago Macias, investigador e historiador do período islâmico; e Adel Sidarus, professor universitário jubilado e membro da Direção Nacional do MPPM.

O programa detalhado consta do cartaz anexo.

RESERVE JÁ ESTAS DATAS NA SUA AGENDA

DIVULGUE ESTA INFORMAÇÃO PELOS SEUS CONTACTOS

INSCREVA-SE PARA O JANTAR E TRAGA OS SEUS AMIGOS

E NÃO FALTE NA SESSÃO DO DIA 29!

Cordiais Saudações

Vítor Pinto

Coordenador da Comissão Executiva do MPPM

Leave a Reply