Mais de 600 municípios catalães a favor da independência

Mais de 600 municípios catalães a favor da independência

traduzido do inglês a partir de  http://www.helpcatalonia.cat

Figura A. Municípios catalães que se declararam a favor da independência.

A atual maioria de catalães a favor da independência tem as suas origens históricas na conquista de Barcelona, em 1714, pela monarquia absolutista espanhola e nas subsequentes consequências políticas, até ao presente. No entanto, nos nossos dias os catalães usam apenas meios pacíficos para defender e promover a sua liberdade, como sejam o estabelecimento de organizações que visam influenciar positivamente o processo democrático.

A concentração de 11 de setembro de 2012 em Barcelona foi um exemplo claro disto. Um dos elementos chave duma democracia forte é o município. Assim, os governos locais pró-independência têm vindo a aderir a uma organização denominada  AMI (Associação de Municípios pela Independência). Em apenas alguns meses mais de 600 municípios aderiram: exatamente 623.

A Figura A mostra a vermelho todos os municípios da Catalunha que se declararam a favor da independência. A Figura B mostra a percentagem dos municípios pró-independência em cada comarca. Em pelo menos três casos esse número é de 100%.

Figura B. Percentagem de municípios pró-independência por comarca.

Leave a Reply