Pentacórdio para Sexta 21 de Dezembro

por Rui Oliveira

 

 

   São escassos os acontecimentos nesta Sexta-feira 21 de Dezembro.

Programa_NatalemLisboa_2012-12   Prosseguem os últimos eventos relativos ao Natal em Lisboa 2012 promovido pela EGEAC  com uma Maratona de Natal que a Escola de Música do Conservatório Nacional proporciona aos amantes de música na Sala 1 do Cinema São Jorge (com entrada livre ) e onde apresentará quase todas as suas classes e formações em três sessões à tarde e à noite.

   Assim, às 16h, o Ensemble Peregrinação dirigido pela Profª Teresita Gutierrez Marques tocará numa 1ª parte de Anónimo Verbum caro factum est: Y la Virgen dezia, do Cancioneiro de Upsala 1556 E la don don verges Maria, de Gaspar fernandes Xicochi, xicochi, de Simão Barreto  Sapu cululú (Angola), de Eurico Carrapatoso Tuendi oko komunda (Angola), de Fernando Lopes-Graça O ladrão do negro melro(Portugal), de M.Nascimento/M.Campos Canções e momentos (Brasil), de Nestro Zadoff Berimbau (Brasil), de Mário Sampayo Ribeiro Natal (Goa) e de Rufino Silva Natal Madeirense, além do Adestes Fidelis Tradicional).

   Este é um registo recente (2011) do Ensemble cantando de Eurico Carrapatoso outro tema de Tete (Moçambique) “Tiko funa” :

 

   Na 2ª parte os Pequenos Cantores dirigidos pela Profª Teresa Cordeiro tocarão de Gregor Alchinger Regina Coeli, de Dante Andreo Huachito Torito (Argentina), Huahuanacá (Bolívia), de Tiago Marques Natal de Elvas, de Delfina Figueiredo/Tiago Marques O Presépio, de Tiago Marques Adestes Fidelis, de J.Croner de Vasconcellos Oito Contos de Natal e de Doreeen Rao Siyahamba (Zulu).

 

   Às 18h30, na mesma Sala, numa 1ª parte o Coro e Orquestra do Atelier Musical interpretarão Banuwa (Libéria) e de Hal H.Hopson Christmas Canon [só o Coro] e de Pal Esterhazy Dormi, Jesu dulcissime e Nil canitur iucundius, de Karl Jenkins Adiemus – Songs of Sanctuary, de Johnny Marks/Alexander L’Estrange  Rockin’arouns the Christmas tree.

   Na 2ª parte a Orquestra Jovem do Conservatório Nacional sob a direcção de Carlos Garcia tocará de Soon Hee Newbold Dragon Dances, de Vivaldi Concerto para Flauta IV,0p.10, de Carlos Garcia Suite nº1 para Orquestra de Cordas. Ainda o Ensemble de Sopros do Conservatório Nacional (dir. Prof.Francisco Sequeira) tocará de Carl Reinke Octett.

untitled 

   Às 22h, primeiro a Orquestra Jovem de Sopros do Conservatório Nacional (dir.Prof.F.Sequeira) executará de Steve Reineke  Sedona, de Kees Schoonenbeek  Balkan Dreams, de Jacob de Haan Ammerland, de Michael Story Independence Day e de Johan Nijs Matreshka. Em seguida a Orquestra de Sopros do C.N. (dir.Prof.F.Sequeira) tocará de James Barnes Symphonic Overture, de Philip Spark Music of the Spheres parte I/II e de R.W.Smith Divine Comedy.

   Ouçamos esta Orquestra de Sopros no tema Machu Picchu: City in the Sky, de Satoshi Yagisawa em Março de 2011 :

 

 

ganso   Quem busque um concerto de índole familiar, o Centro Cultural de Belém preparou para esta Sexta-feira 21 de Dezembro, às 19h (com repetição no Sábado e no Domingo a horas diferentes), um Concerto Narrado “A Minha Mãe Ganso” a decorrer no seu Pequeno Auditório.  

   É um espectáculo concebido por Madalena Wallenstein (narradora) e Katharine Rawdon, com direcção musical de Nuno Côrte –Real sobre uma versão reduzida da obra original de Ravel, interpretada pelo Ensemble Darcos e com um vídeo de André Godinho.

   Esclarece a sua criadora : “A Mãe Ganso é uma personagem conhecida dos contos de fadas, uma mulher do campo contadora de histórias e “guardadora” da memória colectiva deste universo fantástico.Este espectáculo A Minha Mãe Ganso nasce da vontade de oferecer uma viagem pela música de Maurice Ravel (o qual, como é sabido, se inspirou no livro de contos de Charles Perrault com o mesmo nome), embrulhada nestas pequenas histórias e em imagens projectadas que nos transportam para este universo”.

 

 

 

luis figueiredo   Os devotos do jazz terão sempre (por enquanto…) escolha entre visitar o tradicional Hot Club de Portugal onde na Sexta 21 de Dezembro, às 23h, será apresentado (bem como no Sábado 22) o CD “Lado B” (Sintoma Records), terceiro álbum do pianista Luís Figueiredo constituído maioritariamente por música original do pianista e a colaboração da cantora/compositora Sofia Vitória. (para ver seu o trailer clicar http://youtu.be/zmkCUA0uLbE  )

   Com ele tocarão (como no disco) Ricardo Toscano sax alto, João Moreira trompete, Mário Franco contrabaixo e Alexandre Frazão bateria.  

   Este é um registo de 2010 com Nelson Cascais contrabaixo e Bruno Pedroso bateria :

  

 

 Dan Hewsonlrg   Outra alternativa será ir a Alfama ao Ondajazz, às 22h30, ouvir o Dan Hewson Trio, composto claro por Daniel Hewson no piano, Francisco Brito no contrabaixo e  Vasco Furtado na bateria.

   Formado há cerca de um ano com estes dois músicos portugueses, dedica-se principalmente a tocar as composições do pianista. Têm influencias dos trios do Brad Mehldau, Esjborn Svensson e Chick Corea. Irão certamente tocar alguns temas do seu disco “A Day in Cadiz” (editado em 2007) e temas novas que vão gravar pela primeira vez em 2012.

   Este Summer Evening é um registo recente já de 2012 :

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Quarta aqui )

 

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply