A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO nº 41 – 7 de Janeiro

Encontros Imagin‡rios  7 de Janeiro 2013

 

O 1º personagem é LANDRU, o célebre assassino em série Francês do pós- guerra de 14-18. Da sua biografia recolhe-se a informação de ele ter seleccionado as suas vítimas entre as viúvas dos militares que tinham morrido nessa catástrofe. Outro efeito dito lateral do belicismo… a propósito aconselhamos a (re)ver  a obra – prima  “Monsieur Verdoux” de Charlie Chaplin.

ROMY SCHNEIDER, a belíssima actriz prematuramente falecida aos 43 anos, apresenta-nos a vida de “ Sissi” a imperatriz que ela protagonizou e que a celebrizou. Conhecemos então os problemas politicos e geo-estratégicos do Império Austro-Hungaro e os rastilhos que provocaram essa Grande Guerra de 14-18.

Escolhemos outro personagem da mesma época, de fundamental importância em toda a evolução da Asia  Menor.

ATATURK, considerado o  Pai da Pátria, o pai da Turquia, foi um oficial do Exército e estadista revolucionário. Chefiou o Movimento Nacional Turco na guerra de Independência Turca, derrotando tropas Inglesas e Francesas. Como presidente da Turquia, transformou as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrática e secular, combatendo  impiedosamente os fundamentalismos Islâmicos.

Apesar da crise, o bilhete continua  a 5€. Reservas : por este mail (costhelder@gmail.com) ou 213965360

ATENÇÃO: AINDA HÁ BILHETES PARA A  PASSAGEM DO ANO. NÃO PERCAM, DIVERTEM/SE E ESTÃO COM BOA GENTE!

Leave a Reply