ÀS ESCONDIDAS DO SEU EMPREGADOR ELE SUBCONTRATAVA O SEU TRABALHO NA CHINA

 Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

Subcontratação na China

 Às escondidas do seu empregador subcontrata o seu trabalho na China

Reuters

“Bob” era o engenheiro informático mais apreciado  da  sua empresa nos Estados Unidos, trabalhava muito bem e entregava o trabalho sempre a horas … excepto que Bob subcontratava  o trabalho  a uma empresa chinesa.

Por 50.000 Dólares por ano.

O caso de  Bob foi descoberto no ano passado  por uma equipe de segurança  do operador americano Verizon nos EUA.

Verizon começou a investigar uma misteriosa ligação protegida que vinha  da China para a rede interna de uma empresa com sede nos Estados Unidos.

 Mas o operador não descobriu nenhuma  manobra de espionagem industrial: em vez disso, os seus investigadores encontraram um funcionário que passava os seus dias   a  fingir  que trabalhava no  seu gabinete  enquanto uma empresa chinesa estava a realizar as suas tarefas em troca de uma pequena parte do seu salário. O empregado pagava  50.000 dólares  (€37.400), enquanto ele estava a ganhar várias centenas de milhares por ano.

Este empregado modelo  era  “o melhor criativo ”  da empresa

Mas o melhor era que  que durante todos estes últimos anos, este empregado recebia sempre  elogios pelo seu trabalho. Os seus relatórios  eram bem apresentados,  bem escritos e entregues sempre  a  tempo e na hora “, acrescentou a especialista.

Era mesmo descrito como o « melhor criativo » da empresa.

O dia no gabinete típico de Bob começava   com um pouco de surf na rede Comunitária Reddit e uma sessão de visionamento de vídeos de “chats”  antes de ir almoçar.

A parte da tarde era consagrada ao site de  comércio local on-line eBay, Facebook e Linkedin. Bob terminava o  seu dia com um pequeno e-mail aos  seus superiores informando-os  do  andamento dos seus projectos.

Verizon não forneceu nenhuns detalhes sobre este homem, um pai tranquilo de 40 anos, empregado desde há muito tempo na  empresa.

1 Comment

Leave a Reply