Exmº(ª) s Senhore (a) s:
O núcleo do norte da ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO tem a honra de vos apresentar o seu espectáculo “ O CANTO DE INTERVENÇÃO EM PORTUGAL E NO MUNDO”.
Percorrendo diversas fases da história mundial, abordando a obra poética e musical de homens e mulheres que fizeram da sua vida um permanente combate pela liberdade a AJA norte presta-lhes sentido tributo.
Seguros de que este espectáculo poderá constituir-se numa excelente jornada de conhecimento e solidariedade e aguardando o vosso contacto,
Pela AJA norte,
Paulo Esperança
ESPECTÁCULO “O CANTO DE INTERVENÇÃO EM PORTUGAL E NO MUNDO”
O Canto de Intervenção, intensificado em Portugal sobretudo nos anos 60 e 70 do século XX, não é um fenómeno recente ou já extinto, nem tão pouco limitado ao espaço geográfico de um país.
O núcleo do Norte da Associação José Afonso apresenta um espectáculo multifacetado, que faz o cruzamento da música com referências históricas, com momentos de poesia e projecção de imagens, em que é percorrida a história do Canto de Intervenção fundamentalmente em Portugal, mas também noutras partes do mundo onde a música deu voz ao inconformismo.
Da seara portuguesa ao capim angolano, passando pelo Estádio do Chile, n’ O Canto de Intervenção é-nos proposta uma viagem pelos principais cantautores portugueses e internacionais, contextualizando o seu papel na música e na sociedade e interpretando algumas das suas músicas e poesias mais marcantes.
Alinhamento habitual:
Le Deserteur – Boris Vian
Blowing in the Wind – Bob Dylan
El Derecho de Vivir en Paz – Victor Jara
Monangambê – Rui Mingas
A Cantiga é uma Arma – José Mário Branco
Menina dos Olhos Tristes – Adriano Correia de Oliveira / José Afonso
Achega-te a Mim, Maruxa – José Afonso
Trova do Vento que Passa – Adriano Correia de Oliveira
Cantar de Emigração – Adriano Correia de Oliveira
Que Força é Essa – Sérgio Godinho
A Formiga no Carreiro – José Afonso
O Que Faz Falta – José Afonso
Poemas de: Alexandre O’Neil, António Jacinto, Ary dos Santos, João Apolinário, José Gomes Ferreira, Manuel Alegre e Victor Jara.
Interpretação: Paulo Esperança (apresentação e narração) | Ana Afonso (declamação, voz e precursão) | Ana Ribeiro (guitarra e voz) | Fernando Lacerda (voz, precursão) | João Martins (guitarra, bandolim, precursão) | Miguel Marinho (violino, bandolim) | Francisco Fernandes (projecção de imagem).
Duração: Aproximadamente 1 hora e 15 minutos (sem intervalo).
Referências: Esta iniciativa foi já apresentada em diferentes locais, tendo vindo a reunir críticas muito positivas, alargando o reconhecimento e visibilidade do projecto:
ICBAS (Porto) – Dez 2007 |Clube Literário do Porto – Fev 2008| C.M. Matosinhos| Centro de Artes e Espectáculos São Mamede (Guimarães)| Festival de Teatro “Fazer Festa” (Porto) -Abril de 2008| Junta de Freguesia de Sto. Ildefonso (Porto)| Regueirão dos Anjos (Lisboa) -Nov 2008| JF de Guifões (Matosinhos)| Associação Recreativa de Canidelo (V.N.Gaia)| Largo do Carmo (Lisboa)| Casa do Povo da Longra – Abr 2009| A Gentalha do Pichel (Galiza) – Maio 2009| SINAPSA (Porto)|Ferrol (Galiza) – Nov 2009| Casa Viva (Porto) – Dez 2009 |Escola de Belas Artes ( Porto, Maio de 2010) | Setúbal ( Maio de 2010) | ESMAE (Porto, 2010) |Escola da Fontinha (2011) | Lugo (Galiza, 2012) |Escola Secundária Alexandre Herculano (2012) | Teatro Sá de Miranda (Viana do Castelo, Dez 2012)
Condições Financeiras: a combinar.
Contactos:
Associação José Afonso – Núcleo do Norte
Rua do Bonjardim 635, 1º Traseiras | 4000-028 Porto
Telemóvel -917711964
Email: ajanorte@gmail.com

