MUSEU DO NEO-REALISMO – A DOCE E ÁCIDA INCISÃO – A GRAVURA EM CONTEXTO (1956-2004) – INAUGURAÇÃO NO PRÓXIMO SÁBADO

DE 23 DE MARÇO
A 23 DE JUNHO
Inauguração:
Sábado, 23 de março, 16h

Museu do Neo-Realismo
Entrada gratuita

Museu do Neo-Realismo
Rua Alves Redol, nº 45
2600-099 Vila Franca de Xira

 

A doce e ácida incisão

A Gravura em contexto (1956-2004)   

A exposição efetua um périplo pela atividade da Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, apresentando um conjunto de 128 obras das mais significativas editadas entre 1956 e a década de 1980. Será também ocasião para a apresentação de um núcleo documental sobre a história da Gravura.
Fundada em 1956, a Gravura correspondeu à ambição de democratização das práticas artísticas através da difusão de obras gravadas, simbolicamente a simbiose entre a artesania da prática artística e a produção de múltiplos que transportassem a arte para públicos mais amplos. Inicialmente muito ligada ao movimento neorrealista, a Gravura cruzou o seu caminho com a Seara Nova, mas também com os experimentalismos da década de 1970, mantendo uma intensa atividade de produção, formação e exposição.
O conjunto de peças selecionadas inclui obras de alguns dos mais relevantes artistas portugueses da segunda metade do século XX, fazendo um percurso pelas várias tipologias, estratégias e metamorfoses do uso da gravura.
A exposição é também ocasião para a publicação de um catálogo raisonnédas edições da cooperativa, que inclui ensaios que fazem a história desta instituição, enquadrando-a na história portuguesa do século XX.

Curadoria David Santos e Delfim Sardo

 João Hogan

 João Hogan, Contestação, 1981 · Fotografia: Bruno Cardoso

Horário
De 3.ª a 6.ª feira: 10h-19h
Sábados: 12h-19h
Domingos: 11h-18h
Encerra 2.ª feira e feriados

Atividades
Sessão evocativa da Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses (SCGP), com a participação de Júlio Pomar e Julião Sarmento, dia 18 de maio, pelas 16h.

Exibição do documentário de Jorge Silva Melo GRAVURA: Esta mútua aprendizagem, com a presença do realizador,
dia 22 de junho, pelas 16h.

Visitas guiadas e atividades
em www.culturgest.pt e

www.museudoneorealismo.pt

Leave a Reply