LIVROS – LÁ POR SER PARA AS CRIANÇAS NÃO TÊM MENOS IMPORTÂNCIA – por Clara Castilho

Imagem1

Mais um Dia Internacional? Não, este é dos que celebramos. É que os «dias internacionais» são todos iguais – mas alguns são menos iguais do que outros…

É irritante falar de dias internacionais. Já sei. E concordo. Mas, a propósito desses dias, por vezes há iniciativas de que vale a pena falar. É o caso do  Dia Internacional do Livro Infantil que se celebra anualmente dia 2 de Abril, por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).

O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de Abril.

O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração, este ano de autoria de Maria João Worm.

Maria João Worm, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, é a autora do cartaz para o Dia Internacional do Livro Infantil.

Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. Este ano é de autoria de Pat Mora, escritora mexicana, com o tema: a alegria dos livros à volta do mundo.

Alegria dos livros à volta do mundo

Lemos juntos, tu e eu.

Vemos que as letras formam palavras

e as palavras se transformam em livros

que seguramos na mão.

Ouvimos murmúrios

e rios agitados correndo pelas páginas,

ursos que cantam à lua

melodias divertidas.

Entramos em castelos misteriosos

e das nossas mãos crescem árvores em

flor

até às nuvens. Vemos meninas corajosas

que voam

e rapazes que pescam estrelas

cintilantes.

Tu e eu lemos, dando voltas e mais

voltas,

alegria dos livros à volta do mundo.

 

Pat Mora

(trad. Maria Carlos Loureiro)

 

O cartaz mundial é de autoria do pintor americano Ashley Bryan.

102

Leave a Reply