Mais um Dia Internacional? Não, este é dos que celebramos. É que os «dias internacionais» são todos iguais – mas alguns são menos iguais do que outros…
É irritante falar de dias internacionais. Já sei. E concordo. Mas, a propósito desses dias, por vezes há iniciativas de que vale a pena falar. É o caso do Dia Internacional do Livro Infantil que se celebra anualmente dia 2 de Abril, por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de Abril.
O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração, este ano de autoria de Maria João Worm.
Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. Este ano é de autoria de Pat Mora, escritora mexicana, com o tema: a alegria dos livros à volta do mundo.
Alegria dos livros à volta do mundo
Lemos juntos, tu e eu.
Vemos que as letras formam palavras
e as palavras se transformam em livros
que seguramos na mão.
Ouvimos murmúrios
e rios agitados correndo pelas páginas,
ursos que cantam à lua
melodias divertidas.
Entramos em castelos misteriosos
e das nossas mãos crescem árvores em
flor
até às nuvens. Vemos meninas corajosas
que voam
e rapazes que pescam estrelas
cintilantes.
Tu e eu lemos, dando voltas e mais
voltas,
alegria dos livros à volta do mundo.
Pat Mora
(trad. Maria Carlos Loureiro)
O cartaz mundial é de autoria do pintor americano Ashley Bryan.