CUMBRE VIEJA, UM VULCÃO ACTIVO NA ILHA DE LA PALMA, NAS CANÁRIAS. Por João Machado.

Panoramica_de_Santa_Cruz_de_La_Palma
Santa Cruz de La Palma. Commons.wikimedia.org

A ilha de La Palma é uma das mais pequenas do arquipélago das Canárias. Tem 708 quilómetros quadrados e mais de 85 000 habitantes. É conhecida pela sua grande beleza. E também pela enorme variedade da sua vegetação. Mas ainda mais por ser considerada a ilha mais montanhosa do mundo. Tem origem vulcânica, como aliás as restantes ilhas do arquipélago. O seu ponto mais alto, no Roque de los Muchachos ergue-se a cerca de 2500 metros de altitude e a mais de 7000 metros do fundo do mar. Existe aí um observatório astronómico,  dos mais completos mesmo ao nível mundial.  A actividade vulcânica é frequente na ilha, que é de formação mais recente que outras ilhas do arquipélago, datando de apenas (…) 2 milhões de anos, o que ajuda a explicar por que é tão acidentada.

La_palma-los_tilos
La Palma, Los Tilos. Commons.wikimedia.org

La Palma, desde 2002, é considerada Reserva Mundial da Biosfera, sob os auspícios da UNESCO. Entretanto, os fenómenos de vulcanismo têm chamado a atenção, nomeadamente para a formação chamada Cumbre Vieja, situada no sul da ilha. Trata-se de um vulcão em actividade, com várias bocas, tendo a última erupção ocorrido em 1971, formando um cone que foi designado pelo Teneguia. A  erupção anterior ocorreu em 1949. Nesta formou-se um fenda que terá posto em risco a solidez da formação.  La Palma foi formada por um vulcão, designado por Garafia, cujo interior terá desabado formando a Caldera de Taburiente. Cumbre Vieja é como que a ponta sul dessa caldeira. Têm sido feitos estudos tentando calcular os efeitos do desabamento do flanco ocidental do vulcão, onde parece existir o risco de desabamento.  Os resultados têm dado origem a controvérsia, havendo quem preveja que o desabamento provocará a queda de enormes quantidades de material no oceano, dando lugar à formação de um tsunami gigantesco, extremamente destruidor. Mas há também quem ache improvável essa hipótese porque acredita que o desabamento será lento. Apresentamos a seguir um filme resumindo a primeiro hipótese, da catástrofe:

Obrigado a Paulo Korontai e ao youtube. Ver Tsunami no Brasil – Sua origem e consequências – http://www.farolempaginas.com.br

Apresentamos ainda duas fotografias do vulcão

Cumbre Vieja La Palma
Obrigado a Outras Verdades Inconvenientes
http://outrasverdadesinconvenientes.blogspot.pt/2012_02_01_archive.html
Fotografia de satélite da Caldera de Taburiente e de Cumbre Vieja. en.wikipedia.org
Fotografia de satélite da Caldera de Taburiente e de Cumbre Vieja. en.wikipedia.org

Obrigado às entidades referidas acima, assim como a Entre o Passado e o Futuro,

http://entreopassadoeofuturooagora.blogspot.pt/2012/12/a-ameacadora-las-palmas-nas-ilhas.html

 

Leave a Reply