PRÉMIO ALMA ATRIBUIDO A UMA ARGENTINA – por Clara Castilho

Imagem1

Tudo o que diga respeito ao  livro, cabe neste espaço  – autores, edições, editores, lançamentos, distribuidores, livreiros e livrarias… e prémios, naturalmente.

Prémio Memorial Astrid Lindgren  é um prémio literário criado em 2002 e concedido anualmente pelo Governo Sueco através do Conselho Nacional da Cultura. Vulgarmente designado por Prémio Alma, no valor de 5 milhões de coroas suecas, e é concedido anualmente a um escritor ou ilustrador de literatura infantil, podendo ainda ser atribuído a uma organização que se distinga pelo seu trabalho a favor da divulgação da leitura e da defesa dos direitos humanos de jovens e crianças. A inspiradora deste prémio é a escritora sueca Astrid Lindgren, que ficou no nosso imaginário através da “Pipi das Meias Altas”.

No ano de 2011 foi a Bibliomóvel de Proença-a-Nova,  liderada pelo bibliotecário Nuno Marçal que foi nomeado para este, facto de que dei notícia no “estrolábio”, no dia 13 de Abril desse ano. No ano seguinte foi a editora “Tangerina”. E este ano foi o escritor António Torrado.

ARGENTINA ISOL GANA EL PREMIO ASTRID LINDGREN DE LITERATURA INFANTIL

Saíram as notícias e o prémio foi para Isol, cujo verdadeiro nome é Marisol Misenta,  que criou livros de figuras a partir do «nível de visão da criança». Ela venceu o autor de «War Horse», Michael Morpurgo, o escritor norte-americano de «The Very Hungry Caterpillar», Eric Carle, e o escritor britânico Terry Pratchett, entre outros.

E o que tem ela de especial. Segundo o júri ela cria livros com imagens “sob a perspectiva das crianças”, que “vibram com energia e emoções explosivas”. “Tomando o claro ponto de vista das crianças como partida, ela aborda suas perguntas com uma expressão artística poderosa e oferece respostas abertas. Com humor liberador e rapidez, trata também dos aspectos mais sombrios da existência”, afirma o comunicado distribuído pela Fundação Astrid Lindgren, na Suécia.

Nascida em 1972, começou a escrever aos 25 anos, com o livro Vida de Perros. Os seus livros estão publicados em mais de 20 países. Seu último livro, La Bella Griselda, é a história de uma princesa cujos pretendentes perdem a cabeça por ela…

griselda colecciona low

A escritora acredita que o seu sucesso vem do facto de ser capaz de olhar para as questões a partir de uma perspectiva diferente. «Tem a ver com o ser capaz, às vezes, assim como fazem as crianças, de fazer perguntas sem medo e responder de volta um pouco.»

Leave a Reply