SUÁSTICA – por Fernando Correia da Silva

Um Café na Internet

logótipo um café na internet

Pesadas indemnizações de guerra exigidas pelo Tratado de Versailles… Inflação: milhares de marcos por uma caneca de cerveja. Desemprego: só em Berlim vagueia um milhão de desocupados. Fome em toda a Alemanha. Erguei-vos ó vítimas da fome! cantam os leninistas e os espartaquistas de Rosa do Luxemburgo e Karl Liebknecht. Marcham pelas ruas, desfraldam bandeiras vermelhas, organizam conselhos operários, vão à conquista do poder. Quase o conseguem. Na Baviera é proclamada uma república soviética. O Kaiser asilara-se na Holanda e entregara o poder ao marechal Hindenburg. E este chama em seu auxílio os sociais-democratas. É implantada na Alemanha uma democracia liberal com sede em Weimar. Não em Berlim, cidade conturbada, programas revolucionários, desapropriações. Andam assustados não só os capitães de indústria, mas também os pequenos e médios comerciantes, os artesãos, os lavradores, os funcionários. Uns e outros sonham com um regime autoritário que ponha cobro à anarquia. Os militares  regressam da frente e encarregam-se de liquidar os conselhos operários, lutas de rua, soldados contra brigadas proletárias, fuzilamentos, Rosa e Karl assassinados. Já varre a Alemanha a velha onda anti-semita. Florescem os grupos de Direita.

 Em Munique, Adolf Hitler denuncia os seus camaradas, os militares que apoiaram a aventura da Baviera soviética. Continua a discursar em público, hipnotiza. Eckardt, milionário e membro da sociedade secreta Thule, repara nele. Convida-o a aderir ao seu Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP). E ele assume a responsabilidade pela propaganda e o recrutamento. Eckardt capta apoios da alta-finança; e Roehm, herói da guerra, fascinado por Hitler, reúne no DAP uma falange de antigos militares dispostos a tudo. No início de 1920 o primeiro grande comício, 2000 assistentes. Ouvinte que tente interromper ou contestar o orador, é espancado e expulso pela falange de Roehm. Um discurso de quatro horas. Hitler comenta:

 – Acendeu-se uma fogueira!

 A 1 de Abril de 1920 é licenciado da vida militar. No mesmo dia converte o DAP no NSDAP (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães). Quer cativar a classe operária, só ela pode dar corpo a um partido de massas. Portanto, socialista. Assume a liderança. Hess traz uma doação da Thule e Hitler adopta como insígnia um símbolo mágico: a suástica, a cruz gamada, a garra da Águia.

Imagem1


Leave a Reply