UMA PEQUENA NOTA INFORMATIVA AOS PARTICIPANTES EM A VIAGEM DOS ARGONAUTAS SOBRE OS PARAÍSOS FISCAIS, por Júlio Marques Mota

Com a devida vénia a Economia Destaque
Com a devida vénia a Economia Destaque

Rebentou em França a questão dos paraísos fiscais, questão altamente relevante mas que as instâncias do poder têm sucessivamente minimizado ou mentido, como a famosa reunião do G20, minto do G00, em que se declarava morte aos paraísos fiscais, como o acordo dito Rubik assinado por alguns países com a Suíça, a que claramente já chamámos de verdadeira burla. Cremos mesmo que na mesma lógica de mentira ou de omissão se inscreve a posição do Presidente Hollande ontem apresentada ao povo francês, em que possivelmente a sua montanha irá parir…nem um rato sequer.

Não deixa de ser escandaloso que enquanto se anda à procura de tostões nos bolsos de quem os não tem, quando se anda à procura de cortar nos subsídios de quem vai para a galera do desemprego, quando se anda à procurar de cortar nas despesas públicas cortando na saúde quem já pouca tem, quando tudo isto acontece não deixa de ser altamente escandaloso que os poderes instituídos se preocupem em salvaguardar, implícita ou explicitamente,  a fuga ao fisco de muitos milhões.

A operação ‘offshoreleaks’ ,operação de denúncia sobre essa monstruosidade jurídica chamada paraísos fiscais,  está agora em curso e desencadeada a partir dos Estados Unidos. Procuremos associarmo-nos  a esta operação e de acordo com as nossas fracas possibilidades e para isso iremos pois acompanhar esta operação mas à nossa maneira.

Iniciamos esta série de artigos com uma análise  de fundo sobre a lógica dos paraísos fiscais na dinâmica da absorção e repartição do excedente económico criado a que seguir publicaremos uma tomada de posição de Attac sobre as declarações de François Hollande pois que estas declarações não serão mais que a expressão ou de uma boa vontade  ou de um de um forte cinismo político, o  que na personagem política em questão não seria de estranhar . E sobre isso diz-nos Attac : As declarações   de Francois Hollande de “erradicar os paraísos fiscais” são seja … um anúncio sem nenhuns efeitos práticos, seja um conjunto de  medidas que dependem de futuras negociações europeias de resultados altamente  incertos e talvez  muito distantes”.

Aos sábados e domingos será no nosso blog o que vos proponho como leituras.

Para a imagem ver http://4.bp.blogspot.com/-qaxVh5G2Es8/UA1cDEbAoQI/AAAAAAAAIIo/0u2ewhkLtYc/s1600/paraiso%2Bfiscal.jpg

Leave a Reply