TORNAR A LEITURA ACESSÍVEL – MINI-BIBLIOTECA EM CABINE TELEFÓNICA – por Clara Castilho

Imagem1

Uma forma inovadora de incentivar a leitura: no dia 27 de Março, em Barcelinhos, nas margens do rio Cávado, não houve sessão de teatro, mas sim a inauguração de uma mini-biblioteca. Tão mini que cabe dentro de uma cabine telefónica.

Um programa – o “Livros do Cávado” – reunião da Junta de Freguesia de Barcelinhos, da Câmara Municipal de Barcelos e da Fundação PT, resultou neste “produto”.. Segundo o presidente da Junta esta “mini” deverá ser uma montra da outra, da biblioteca maior, e atrair as gentes para lá, ao mesmo tempo que dinamiza a zona ribeirinha. Zona que, com  bancos e as mesas, convida à leitura, ouvindo a murmúrio do rio.

761763

Do seu acervo conta-se revistas, livros e jornais. As obras disponíveis serão periodicamente renovadas com recurso aos cerca de dois mil livros do catálogo da biblioteca da junta, em rotatividade. E os livros podem ser requisitados por uma semana, gratuitamente.

Os livros disponibilizados nesta biblioteca  estão escritos “em várias línguas”, a pensar nos milhares peregrinos, que, anualmente, utilizam um albergue situado ali perto durante o percurso dos Caminhos de Santiago.

Livros 5

 Todos poderão ajudar, doando livros à mini-biblioteca, já estando criada uma base de dados para registar todos os livros recolhidos.

Depois da “biblioburro” da Colombia, da bibliomóvel de Proença-a-Nova, agora uma cabine telefónica. Tudo o que fomente a leitura é bem vindo! Quem tem a próxima ideia?

Leave a Reply