EDITORIAL – COMEMORAR ABRIL

 Imagem2Mais de 30 posts originais escritos em exclusivo para o nosso blogue, foram editados ao longo das 24 horas do dia de ontem, 25 de Abril de 2013. É curioso poder confrontar a vasta gama de opiniões que a Revolução de 1974 suscita entre pessoas que tendo muitas diferenças ideológicas, confluem no amor à liberdade e no respeito pela democracia, valores maiores e tutelares do 25 de Abril.

Somos um blogue que, desde o primeiro dia, tem defendido o pluralismo. Pluralismo bem visível na edição de ontem. Mais de 30 democratas de diversas tendências (“figuras públicas” alguns deles) – expuseram, de diversos modos – o que lhes sugere a comemoração do 25 de Abril – desde a revolta ao júbilo, desde a melancolia à esperança.

Além dos textos inéditos e exclusivos, exibimos três filmes portugueses. Três filmes que dão uma ideia, aos que não viveram os tempos da ditadura, sobre os motivos da Revolução – Capitães de Abril, conta-nos como foi o dia mágico, Deus Pátria e Autoridade diz-nos como eram as coisas antes e Donos de Portugal mostra-nos por que foi que houve necessidade de os militares saírem dos quartéis.

Pese embora tudo o que de positivo a Revolução conquistou, no essencial, as coisas não mudaram – os donos de Portugal, são os mesmos. O que justifica alguma desilusão. Porém, não podemos culpar os poderes económicos – podemos, devemos, é enfrentá-los e combatê-los. Não podemos culpar um cão por ladrar, nem podemos culpar um capitalista por acumular riqueza. Um e outro fazem o que a sua natureza lhes exige.

Nós temos de os enfrentar.

E isso começa por nos enfrentarmos, e por erradicar o que deles existe em nós. A começar pelas divisões artificiais que nos separam. Ontem, 30 argonautas, com credos políticos diferentes, mostraram que é possível remarmos ritmadamente e levarmos o nosso barco onde queremos.

Leave a Reply