NICOLAU MAQUIAVEL NASCEU EM 3 DE MAIO DE 1469

Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, ou seja Nicolau Maquiavel, nasceu em 3 de Maio de 1469 em Florença, cidade onde morreria em 21 deImagem1 junho de 1527. É um dos grandes vultos do Renascimento, sendo um verdadeiro ícone do pensamento e da ciências política, sendo ainda de grande acuidade os seus escritos sobre o Estado e sobre a condução da política. O adjectivo maquiavélico ganhou uma conotação negativa que recentes estudos sobre o autor e a sua obra, demonstram provir de interpretações erradas. Para tal carga pejorativa, contribuiu o juízo que sobre a sua interpretação objectiva da História a Igreja católica fez. O cardeal inglês Reginald Pole (1500-1568) foi dos primeiros a atacar o pensador florentino, muitas vezes utilizando argumentos contraditórios e inconsistentes. Apesar dessas críticas mal fundamentadas, Pole fez passar um significado fortemente negativo sobre o seu pensamento, que passou a significar astúcia maldosa, manipulação de ideias políticas visando fins desonestos. Ideias que pouco têm a ver com o que Maquiavel escreveu.

Renascentista puro, Maquiavel defendeu os cânones da Antiguidade Clássica, ajustados â nova realidade, resultantes das transformações mercantis e políticas emergentes da sociedade medieval. Exercendo o cargo de Secretário da Segunda Chancelaria de Florença, sob Lourenço de Médicis, Maquiavel teve oportunidade de estudar o comportamento das grandes figuras, experiência da qual retirou alguns postulados vaiosos para a sua obra.

 

1 Comment

  1. Realmente, Maquiavel foi injustiçado por ter ideias originais, assim como muitos outros cientistas. Na obra “O Príncipe” fica claro a contribuição dele na política, com uma visão realista sobre as situações, não “idealista” como a dos os sociólogos da época.

Leave a Reply