FAZ 130 ANOS QUE NASCEU ORTEGA Y GASSET

José Ortega y Gasset nasceu no dia 9 de Maio de 1883 em Madrid numa família de jornalistas e de proprietários de jornais. Fez os estudos primários em Madrid e os secundários em Málaga, num Imagem1colégio da Ordem de Jesus, circunstância a que o filósofo atribuiu a sua rejeição ao sistema educativo dos jesuítas, tal como acontecera com René Descartes no século XVII. Ortega y Gasset viria a doutorar-se em Filosofia na Universidade Central de Madrid no ano de 1904. Esteve depois na Alemanha, onde assimilaria a influência da escola de Marburgo, que tinha como figuras de proa filósofos ligados às correntes idealistas que Ortega y Gasset combateria convictamente.

Em 1910 ocuparia a  cátedra de Metafísica na Universidade Central de Madrid. Em 1914 publicou o seu primeiro livro Meditaciones del Quijote. Em 1917 começou a colaborar no El Sol, jornal onde publicaria os seus ensaios España invertebrada (1921) e, em 1930, La rebelión de las masas . Em 1923 fundou a Revista de Occidente, responsável por traduzir e comentar grandes autores contemporâneos na Filosofia: Bertrand Russell, Edmund Husserl, Oswald Spengler, Georg Simmel, entre outros. Em 1929 entrou em divergência com a ditadura de Primo de Rivera, demitiu-se da cátedra e exilou-se na Argentina, mantendo durante a Guerra Civil um silêncio que lhe foi vivamente censurado. Em 1948 regressou a Madrid, onde vítima de doença cancerosa viria a morrer em 18 de Outubro de 1955.

Grande vulto do pensamento europeu do século XX, legou-nos uma obra valiosa onde se destacam títulos como os já citados  – Meditaciones del Quijote, España invertebrada e La rebelión de las masas,  outras obras como La deshumanización del arte, Goethe desde dentro, En torno a Galileo,  ¿Que és filosofía?, La idea de principio en Leibniz y la evolución de la teoría deductiva…

_______________

Artigo publicado sobre este tema

http://aviagemdosargonautas.net/2011/09/02/revoltas-e-rebelioes-de-fernao-lopes-a-ortega-y-gasset-por-carlos-loures/

1 Comment

Leave a Reply