APRESENTAÇÃO DE “SALAZAR, PORTUGAL E O HOLOCAUSTO”, de IRENE FLUNSER PIMENTEL E CLÁUDIA NINHOS. EM VILA FRANCA DE XIRA, HOJE.

convite digital livro Salazar, Portugal e o Holocausto

Sinopse da obra:

A amplitude dos massacres cometidos pelos nazis, responsáveis por um devastador número de mortes, tornou impossível mantê-los no desconhecimento da opinião pública. É, por isso, importante compreender o que se sabia entre os Aliados, no Vaticano e nos países neutros, incluindo em Portugal.


Quando tiveram conhecimento do genocídio que estava a ocorrer no leste europeu e que fizeram para salvar as vítimas? Se quisessem, poderiam os Aliados e os países neutros ter feito algo mais para salvar estas vítimas, perante as ameaças de que foram alvo? A chegada das informações sobre o Holocausto passou por várias fases, desde a sua receção até à tomada, ou não, de posição. O facto de os governos ocidentais terem recebido inúmeras informações sobre o que estava a ocorrer na Polónia e, depois, na União Soviética não implicou, contudo, que os relatos fossem aceites e compreendidos. Ou seja, havia informação disponível, mas existiria o conhecimento necessário para que fosse compreendida? Este livro procura, afinal, dar resposta a estas, e a outras questões, em torno do envolvimento de Portugal no Holocausto. É um livro de duas historiadoras portuguesas de gerações diferentes, com experiências e até opiniões diversas, que se têm dedicado ao estudo do relacionamento entre o Portugal de Salazar e a Alemanha de Hitler, que se juntaram em torno de uma curiosidade comum, procurando contribuir para responder a estas

perguntas.
(Da Introdução)

Cláudia Ninhos

Cláudia Ninhos é investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em História, área de Especialização em História Contemporânea com uma tese sobre a propaganda nazi em Portugal, é atualmente doutoranda em História Contemporânea, preparando uma dissertação sobre as relações culturais luso-alemãs (1933-1945), como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Irene Flunser Pimentel

Irene Flunser Pimentel é mestre em História Contemporânea (século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Elaborou diversos estudos sobre o Estado Novo, o período da II Guerra Mundial, a situação das mulheres e a polícia política durante a ditadura de Salazar e Caetano. É investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL).

É autora dos seguintes livros: História das Organizações Femininas do Estado Novo, «Textos relativos a Portugal» in Contai aos Vossos Filhos. Um Livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-1945, de Stéphane Bruchfeld e Paul A. Levine, Fotobiografia de Manuel Gonçalves Cerejeira, Fotobiografia de José Afonso e  A PIDE/DGS, 1945-1974.

Fontes: http://www.temasedebates.pt e http://irenepimentel.blogspot.pt/

Leave a Reply