Pentacórdio para Domingo, 23 de Junho

por Rui Oliveira

 

olga-roriz-h1 

   Comecemos, de novo, com uma NOTÍCIA EM ATRASO, pois não referimos que no Grande Auditório da Culturgest, na Sexta (21) e no Sábado, 22 de Junho, às 21h30, Olga Roriz, coreógrafa e bailarina com 36 anos de carreira como intérprete (e nove solos criados) se propõe um desafio duplo. 250px-RETRATO_Olga_Roriz 

   Por um lado demonstrar a sua longevidade (única em Portugal) de conseguir “transmitir pelo próprio corpo o seu legado coreográfico e artístico, que persiste em construir, desenvolver e partilhar com o público numa presença gestual e interpretativa ímpar”.

   Por outro, revisitar uma obra maior como é “A Sagração da Primavera”, que poucos criadores mundiais se têm proposto coreografar, no momento em que se celebra o centenário da sua concepção por Nijinsky /Stravinsky.

   Assistir-se-á pois à direcção e interpretação por Olga Roriz, ao som da música de Igor Stravinsky tocada pela Orquestra Filarmónica de Los Angeles dirigida por Esa-Pekka Salonen. 150635_10151176877895952_783369323_n

   O cenário e a assistência dramatúrgica são de Paulo Reis e os figurinos de Olga Roriz e Paulo Reis.

   Relembre-se que esta interpretação parte da coreografia que Olga Roriz concebeu para a “sua” Companhia Nacional de Bailado (CNB) que dela fez a estreia aboluta no CCB em 29 de Maio de 2010, como já noticiámos, então com cenografia de Pedro Santiago Cal.

   É duma récita comemorativa já de 2013 (uma vez que não há ainda registo do solo de Olga Roriz…) que lhe mostramos um vídeo (curiosamente pode comparar-se com outra coreografia, esta de Cayetano Soto com dramaturgia de Nadja Kadel, que a mesma CNB exibiu em 2010; ver aqui )

   Também como correcção EM ATRASO, adverte-se que o recital previsto (e por nós noticiado) do pianista israelita Ammiel Bushakevitz para a passada Sexta-feira, 14 de Junho foi entretanto adiado para HOJE Sexta-feira, 21 de Junho, às mesmas 18h na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, com entrada livre, e o mesmo programa :

      Franz Schubert – Sonata para piano nº 18 em Sol maior, D. 894 (Op. 78)

      Richard Wagner Sonata para piano nº. 3 em Lá sustenido maior, “Für das Album von Mathilde Wesendonck”

      Franz Liszt Des années de pèlerinage ‐ Les cloches de Genève: Nocturne ‐ Canzonetta del Salvator Rosa ‐ Les jeux d’eaux à la Villa d’Este.

 

 

 

   Agora já neste Domingo, 23 de Junho, apenas assinalaríamos dois concertos fora do ritmo (quase frenético) das festas e festivais em curso na cidade.

 

 

   Um tem lugar no Teatro Nacional de São Carlos, o qual em conjunto com a Escola de Música do Colégio Moderno,  organiza um Dia Solidário com o Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria para angariar fundos para a construção de um centro ambulatório pediátrico.

   Ao longo de todo o dia do Domingo 23 de Junho, os alunos da Escola de Música do Colégio Moderno, a que se juntam alguns solistas, vão interpretar obras de vários compositores numa série de concertos que se espalham pelos vários espaços do Teatro Nacional de São Carlos.Colegio-Moderno_084

   O programa integral compreende :

   Às 14h, no Foyer do Teatro, Tomás Soares, violino e Ângela Carneiro, violoncelo tocarão Passacaglia de Johan Halvorsen.

   Seguem-se Gonçalo Monteiro, violino, Joana Bagulho, cravo e Ângela Carneiro, violoncelo que interpretarão a Sonata em ré menor, op.15, nº12 “La Follia” de Arcangelo Corelli.

   Depois Joana Bagulho, cravo e António Carrilho, flauta abordarão a Suite para flauta de bisel e baixo continuo de Johann Sebastian Bach, BWV 997 e o Trio Sonata de Johann Sebastian Bach, BWV 529, transcrição para cravo e flauta de bisel.

   Às 15h no Salão Nobre ouvir-se-ão as “Violas e Violoncelos do Moderno”.

   Já às 16h15, na área da Maquinaria do Teatro, Bernardo Aguiar, violino, Tomás Soares, violino, Miguel Vasconcelos, viola e Ângela Carneiro, violoncelo irão executar o Quarteto em ré menor, nº14, D 810 “A Morte e a Donzela” de Franz Schubert.

   Às 17h15, novamento no Foyer do TNSC, ouvir-se-á  Afonso Dias, violino no Concertino em Si menor, op.70, 1º andamento de Hans Sitt, Rafael Pereira, violino em “L’enfant Paganini” de Edward Mollenhauer, Inês Francisco, viola no Concertino em Sol maior, op.15, 3º andamento de Ferdinand Kuchler, Melissa Sousa, violoncelo no Minueto em Dó maior de Johann Sebastian Bach, Beatriz Silva, violino no Concertino em Ré maior, op.7, 1º andamento de Fritz Seitz e finalmente a Orquestra da Escola de Música do Colégio Moderno tocando a Sinfonia em Sol maior, 1º andamento, Allegro de Tomaso Albinoni.

   Às 18h, no Palco Principal do TNSC, Bernardo Aguiar, violino e Jill Lawson, piano irão interpretar a Sonata em Lá maior de César Franck ;

   Enquanto  às 19h, no Salão Nobre do Teatro, Pavel Gomziakov, violoncelo acompanhará o “Concerto Moderno” sob a direcção musical de César Viana na execução do Concerto para violoncelo nº1 em Dó maior  de Joseph Haydn.             

   Finalmente, às 21h, no Palco Principal do Teatro Nacional de São Carlos, a actuação será dos “Violinos do Moderno” e do “Coro da Escola de Música do Colégio Moderno”.

 

 

9218125_orig   O outro concerto deste Domingo, 23 de Junho passa-se no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia (no Mosteiro dos Jerónimos), às 18h30, onde 22 alunos finalistas dos cursos básicos e secundário do Conservatório de Música de Sintra recebem os seus diplomas num espectáculo que conta com a participação de vários agrupamentos do Conservatório, a saber : Ensemble de Flautas de Bisel e Guitarra; Ensemble de Flautas de Bisel; Ensemble de Sopros e Percussão; Jazz Ensemble; Orquestra de Câmara; Orquestra de Guitarras e Trio de Guitarras.

   O Jazz Ensemble já havia actuado igualmente no Museu na véspera  (Sábado, 22 de Junho, pelas 17.30h), no encerramento do congresso “Museus, educação e os seus profissionais”, que decorreu ao longo de todo o dia também no Museu Nacional de Arqueologia.

 

 

 

   Face à escassez de outros eventos individuais de vulto, façamos o balanço de iniciativas de Festas e Festivais  em curso, sobretudo aquelas a que ainda não fizémos referência.

 

 

 

   As Festas de Lisboa’13 rematam neste Domingo, 23 de Junho, a sua rubrica “Domingo, Dez da Noite, Uma Guitarra” que todas as semanas, no Largo do Chafariz de Dentro, em Alfama e às dez horas da noite, tem apostado na guitarra portuguesa, desta vez com o Fado a misturar-se com outras músicas e a proposta de programação para este ano vai ao encontro dessa tendência para o cruzamento expressa em trabalhos recentes de músicos da área do Fado.antonio_chainho

   O encerramento dar-se-á com António Chainho, o qual, com quase cinquenta anos de carreira, acompanhou várias gerações de fadistas e tocou com nomes como José Carreras, Maria Bethânia ou Adriana Calcanhoto, mas sobretudo, levou a guitarra portuguesa aos quatro cantos do Mundo. Acompanhador, mas também solista, mostrou claramente que o Fado convive bem com a música africana, com os sons da Índia ou com os ritmos do Brasil.

   O vídeo abaixo “Gaivotas ao Anoitecer” é característico da virtuosidade de Chainho nas suas composições (a fusão com outras culturas, como a da Índia ficou patente no seu último disco LISGOA” de que lhe mostramos a apresentação aqui ) :

 

 

   Pertencem ainda às Festas, encerrando a participação nelas do Conservatório de Lisboa, os concertos de entrada livre que o grupo “Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa” dará, com a participação do organista António Esteireiro, executando um programa dedicado à música sacra para coro infanto-juvenil e órgão de tubos, primeiro, às 21h30 da Sexta 21 de Junho na Igreja de São Luís dos Franceses e depois, às 16h deste Domingo, 23 de Junho na Sé Catedral de Lisboa.

 

 

 

Banner_2   Terminou também neste Sábado, 22 de Junho o Festival Ludopolis no Parque Recreativo dos Moinhos de Santana no Alto do Restelo, rotulado como «o lugar ideal para passar tempo de qualidade em família: estarão disponíveis, das 10h às 20h, mais de 1000 jogos e diversões, integrados em 6 “Aldeias Lúdicas”: Aldeia dos Jogos Multimédia, Aldeia dos Jogos de Sociedade, Aldeia dos Jogos Populares, Aldeia das Crianças, Aldeia dos Jogos Desportivos e Aldeia das Construções. Animadores formados para as actividades farão o acompanhamento dos visitantes».

 

 

 

   Terá lugar no Sábado 22 de Junho, às 16h, na Sala Ogival do Castelo de São Jorge mais uma sessão de “Ciências nas Festas de Lisboa” com a conferência “O futuro humano: sobrevivência ou convivência?” Serão oradores: Alexandre Quintanilha (Universidade do Porto), António Bracinha Vieira (CFCUL), Isabel Allegro de Magalhães (FCSH-UNL), João Seixas (ICS-UL) e Teresa Pizarro Beleza (FD-UNL).

   Tema : Muitas vezes põe-se o foco da evolução na competição pela sobrevivência. Mas Darwin enfatizou sobretudo a adaptação, evolução e extinção das espécies. O futuro da humanidade do ponto de vista biológico, político, social e económico dependerá mais da sobrevivência ou da convivência? Serão estas duas ideias antagónicas? Encontraremos nós formas inovadoras de partilhar o planeta e não apenas lutar pela nossa sobrevivência?

 

 

 

   Por último, dentro da programação “Próximo Futuro”, a “Festa da Literatura e do 257x399xTheTemptationtoExistV_jpg_pagespeed_ic_GD3BYyxEEkPensamento do sul da África” (cujo início já referimos) encerra na Cabana situada nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian  com uma 3.ª sessão dedicada a “Pensamento e política”, às 16h, em que a moderadora será Cristina Peres (Portugal), estando presentes Elisabete Azevedo-Harman (Portugal), Elísio Macamo (Moçambique), Harry Garuba (Nigéria) e João Paulo Borges Coelho (Moçambique).

   Segue-se-lhe a 4.ª e última sessão sobre “Poesia” [com leitura de poemas em português e inglês], às 18h, cabendo a moderação a Golgona Anghel (Portugal), com ainda Joan Metelerkamp (África do Sul), Peter Kagayi (Uganda), Tj Dema (Botswana) e Vonani Bila (África do Sul).

   A entrada é livre.

 

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Sexta aqui)

 

 

 

2 comments

  1. Pingback: Pentacórdio para Terça-feira, 25 de Junho | A Viagem dos Argonautas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: