“A EVIDÊNCIA DA EVOLUÇÃO”, de Jerry A, Coyne

livro&livros1
Nesta rubrica não há regras, ou melhor, só há uma regra – falar de livros, aconselhar (ou mesmo desaconselhar) a leitura de um determinado livro. Este livro de que hoje vos falaremos, é-nos aconselhado pelo argonauta Adão Cruz. Diz ele: «Mais uma vez, não deixem de ler o maravilhoso livro “A Evidência da Evolução”, de Jerry Coyne (É fácil, comprem na Unicepe)». E manda-nos este vídeo:

Como ainda não lemos, recorremos à informação da editora

Autor: Jerry A. Coyne, Editora: Tinta da China – edições, Número de páginas: 360

Sobre o autor:

Jerry Coyne é professor na universidade de Chicago. Um cientista prolífico, publicou vários artigos com o objectivo de elucidar o público acerca da teoria da evolução. O seu trabalho como cientista tem como principais temas a especiação e a genética evolutiva usando como modelo de estudo a mosca da fruta, Drosophila melanogaster.

Sinopse Ciência 2.0:

De entre as maravilhas da ciência, as questões sobre a evolução foram as que sempre suscitaram maior fascínio no público e na comunidadeImagem1 científica. Talvez porque as questões da evolução sejam muito para além de um problema global: quando se trata dos nossos antepassados há algo íntimo e pessoal que faz com que estes assuntos estejam constantemente envoltos num manto de mistério e de muitas interrogações. É um assunto grandioso e poderoso que nos coloca no nosso lugar no mundo, entre as mais fantásticas manifestações da vida. Jerry Coyne oferece-nos a oportunidade de mergulhar na temática da vida na terra, explicando-nos porque é que o mais provável é a evolução ter acontecido mesmo! Se para muitos a teoria da evolução por seleção natural apresentada por Charles Darwin em 1859 é “apenas uma teoria”, hoje ela é permanentemente confirmada através de estudos das mais diversas áreas: da geologia, da paleontologia, da zoologia e até da genética, que Darwin nem sequer imaginava existir na altura da sua descoberta. Assim, os cientistas de hoje têm tanta confiança na teoria de Darwin como na existência dos átomos ou do sistema solar!

“A evidência da Evolução” vem mostrar ao público aquilo em que a comunidade científica tem trabalhado e acreditado, e ainda evidenciar porque razão é cada vez mais claro que a evolução aconteceu, acontece e acontecerá enquanto houver vida no planeta. Para muitos, este facto pode parecer assustador. No entanto, Jerry Coyne defende que a evolução não mudará quem somos, não fará de nós seres menos especiais, mas possibilitará compreendermos a extraordinária complexidade da natureza, e percebermos que o mais simples organismo é dotado de uma enorme história natural. Nunca antes a célebre frase de Theodosius Dobzansky foi tão importante: “Nada em biologia faz sentido senão à luz da evolução”.

Newsletter – VER ARQUIVO

Leave a Reply