O QUE SERÁ UM LIDER? – por António Mão de Ferro

Imagem1

O alargamento dos mercados, a  eliminação de barreiras de acesso, a possibilidade de introduzir canais de distribuição a distância baseados nas novas tecnologias, fizeram cair muitas empresas, aparecer outras e dar grande dimensão e destaque a outras.

Tais tendências exigem a consolidação de lideranças inovadoras com apetência pelo marketing e inovação, pelas novas tecnologias e pelas redes de distribuição, fatores fundamentais para consolidar uma base rentável, quer no país, quer no estrangeiro, com parceiros locais.

Estas situações voltam a colocar com premência, a necessidade de se procurar saber o que será um grande líder. Fascinado pelas novas tecnologias e pelas redes de distribuição, o líder parece estar a preocupar-se pouco com a parte comportamental e não encoraja as pessoas a compartilhar a sua história como meio de desenvolver a sua inteligência criativa e emocional. Não aprende com as histórias dos seus colaboradores e tem receio de compartilhar as suas.

Todavia na caminhada da vida as pessoas levam consigo as suas histórias, porque aprenderam com elas e porque elas são muitas vezes o seu principal património.

Em vez de recorrer “à força bruta”, para impor as suas ideias, o líder deverá ser capaz de através da palavra, do exemplo e das opções que toma,  influenciar o comportamento e o sentimento dos seus colaboradores. Saber quais são os seus verdadeiros interesses, o que mais os preocupa, o modo como vêm o mundo, aquilo que os leva ou não a colaborarem.

As vivências e conhecimentos de cada um são de primordial importância para a tomada de decisão. E podem revelar-se decisivas, para que as pessoas se sintam parte da organização. Se esforcem para que ela não perca o ritmo competitivo, que a conjuntura exige cada vez mais e da qual o líder não pode ser desresponsabilizado, pois numa boa parte dos casos as suas decisões influenciam grandemente os resultados conseguidos, que serão tanto melhores quanto maio for o envolvimento de todos.

Leave a Reply