ANTES PREVENIR QUE REMEDIAR – por António Mão de Ferro

Imagem1
A sociedade precisa urgentemente de mecanismos de prevenção. Mesmo sabendo-se que o futuro está cheio de incertezas, é muito importante tentar perceber antecipadamente o que poderá vir a acontecer de certo ou de errado e dos interesses que poderão existir de um e outro lado.

Ser capaz de prevenir as crises que ainda não eclodiram é um imperativo. Se conseguirmos fazer sondagens do futuro, com o intuito de detetar, antecipar e evitar situações desagradáveis, e pusermos à prova novas ideias, a nossa perspetiva vai-se alargando e assim temos mais hipóteses de eliminar fatores perniciosos.

Mas a tarefa não é fácil. Paradoxalmente há quem tenha a absurda convicção de que é mais fácil encontrar soluções, do que visualizar antecipadamente os problemas para os prevenir. Isto é, atua-se sobre a doença, mas não se fazem diagnósticos para prevenir e evitar que a doença apareça!

Chegou o tempo das pessoas capazes divulgarem as suas experiências, especialmente quando elas se afastam do senso comum. Não podem ter medo de cometer erros e ser como o guarda-redes que não sai da baliza com medo de não conseguir intercetar a bola, mas tanto esperou, tanto esperou, que acabou por sofrer o golo!

Os tempos que correm não são propícios para medrosos. Nem para os que têm receio de que se riam ou neguem a validade das suas ideias. Quando as ideias triunfarem, aqueles que duvidavam passarão a dizer que sempre acreditaram nelas, e que até era o que eles pensavam!

É preciso eliminar o medo de cometer erros porque eles nem podem ser considerados como tal quando se cometem na procura de soluções. Nesse caso o melhor será chamar-lhes processo de aprendizagem, aprende-se que as coisas não funcionam de uma determinada maneira.

O valor dos mecanismos de prevenção é maior quanto mais adversas forem as condições. Precisa-se de gente idealista, assertiva e convicta, sem ingenuidade e com capacidade de fazer cenarização das situações e acreditar que é possível encontrar os mecanismos que ajudem a dominar os problemas antes de serem engolidos por eles.

1 Comment

Leave a Reply