A “HISTÓRIA DE PEDRO COELHO” – DE BEATRIX POTTER – por Clara Castilho

livro&livros1

A História do Pedro Coelho é, por assim dizer, uma obra clássica da literatura para crianças. Clara Castilho vai explicar.

Imagem1De Helen Beatrix Potter, escritora e ilustradora infantil, a sua história mais conhecida é a  A História do Pedro Coelho.  Foi publicada por Frederick Warne em 1902  e nasceu numa carta escrita em 1893 para uma criança que estava doente: “Meu querido Noel, não sei o que lhe escrever, de maneira que vou lhe contar a história de quatro coelhinhos…” A primeira edição deste livro foi paga pela autora e as ilustrações eram em preto e branco. Com o sucesso, arranjou editores avançaram para edições coloridas. Os livros eram pequeninos, desenhados de maneira que as crianças pudessem carregá-los confortavelmente. Beatrix Potter nasceu em 1866 na cidade de Londres. Até conseguir publicar as suas obras teve que lutar muito, fez setenta tentativas e sessenta e nove falharam. Em 1905, com o dinheiro que ganhou, comprou sua primeira propriedade em Lake Districk, uma fazenda chamada Hill Top, na cidade de Near Sawrey. Esta paisagem e o que ali se passava começou a aparecer nas suas histórias. Só casou em 1913, aos quarenta e sete anos. Quando Beatrix Potter morreu, em 1943, deixou mais de 4.000 acres e 15 fazendas para o National Trust, , uma organização destinada a preservar lugares de interesse histórico ou de grande beleza cênica, na Inglaterra.

Mas, porque ainda hoje se fala de Beatrix Potter? É que as suas histórias agradam a crianças de todos os tempos e de várias condições culturais. Também fez estudos mais realistas sobre os animais, mas mesmo assim os seus desenhos incluíam coelhinhos com casacos e ratinhos a tricotar. Dos seus livros saltam coelhos travessos, ratinhos, ouriços, sapos, patos, raposas….

Vejamos o Pedro Coelho.  Ele é doce, um bocadinho atrevido, faz patifarias., Nem sempre tudo corre bem, há perigos à espreita…ViveImagem2 sozinho com a sua mãe e os seus irmãos porque o seu pai teve «um pequeno acidente» na quinta onde vivem, ou seja, foi caçado e comido…E é esta vida que o Pedro Coelho tem que aprender. Na sua quinta de Hill Top ( pode procurar informações na net) integrada no National Trust, no Reino Unido, pode-se bisbilhotar tudo isto. Excelente passeio para crianças. Pedro Coelho recebe todos afectuosamente!

Nota: não se pretende fazer nenhuma brincadeira com o nome Pedro Coelho. Como perceberam não há qualquer semelhança possível. A não ser os perigos que qualquer coelho corre…

Leave a Reply