MUSEU DA MÚSICA – 19º ANIVERSÁRIO – HOJE

museu da música
Expo_ConcertinasNo dia 26 de Julho, sexta-feira, pelas 17:00 h, o Museu da Música comemora o seu 19.º aniversário com a inauguração de uma exposição de harmónios e concertinas pertencentes à colecção particular de Henrique Figueiras.
A exposição visa evidenciar aspectos organológicos e culturais destes instrumentos populares, focando também o coleccionismo particular, muito presente na génese do Museu da Música. A inauguração contará com um momento musical comentado, onde Henrique Figueiras interpretará repertório popular para harmónio e concertina.

Com origens no distrito de Viana do Castelo, Henrique Figueiras, músico, investigador e professor de concertina e harmónio, possui uma colecção com cerca de 50 destes instrumentos musicais, dos quais exporá no Museu da Música os mais representativos. O seu pai também era tocador e o interesse pela tradição familiar e pelos costumes da terra iniciou-o, aos 12 anos, nesta aventura. Hoje em dia procura restaurar, com o máximo de cuidado, cada uma das peças que vai adquirindo dentro e fora do país, recorrendo, para isso, a um leque de afinadores e restauradores estabelecidos no norte de Portugal.

Leave a Reply