SPEA – CENTRO AMBIENTAL DO PRIOLO – ILHA DE S. MIGUEL

 

10531_153048366094_761255_n

 

O Centro Ambiental do Priolo é um centro de interpretação desenvolvido pela SPEA em parceria com a SRAM e a DRRF, no âmbito do projeto LIFE-Priolo. A sua principal missão consiste em contribuir para a divulgação do Priolo e o seu habitat, a floresta Laurissilva. O Priolo é uma das aves mais ameaçadas da Europa, existindo apenas a leste da ilha de São Miguel e desde 2003 decorrem nesta área acções de conservação para garantir a sua sobrevivência.

 

cartazagosto_1375699001 

Através do programa Biologia no Verão, a SPEA oferece-lhe durante o mês de agosto um conjunto diversificado de atividades, nos concelhos do Nordeste e Povoação, onde irá ficar a conhecer os habitats naturais dos Açores!

Em agosto temos a atividade “Da Semente à Planta”, uma visita guiada aos Viveiros do Projeto Life Laurissilva Sustentável onde poderá conhecer melhor as plantas que fazem parte da Floresta Laurissilva, assim como todo o processo envolvido na produção destas em viveiro. Esta atividade irá decorrer todas as sextas feiras e no dia 31 de agosto (sábado), das 10h às 12h, sendo o ponto de encontro no Largo do Jardim na Vila da Povoação.

Para os dias 3 e 17 de agosto, sugerimos a observação de Priolos em que poderá ficar também a conhecer o seu habitat natural com a atividade “Priolo – O Tesouro da Tronqueira”, onde será acompanhado por técnicos da SPEA. Esta atividade decorre das 9h30 às 12h30, sendo o ponto de encontro no Centro Ambiental do Priolo, localizado na Pedreira, Nordeste.
 
No dia 10 de agosto a SPEA realiza uma saída de observação de aves na Lagoa das Furnas, onde poderá observar as aves daquele local e aprender um pouco mais sobre as mesmas. O ponto de encontro é às 10h nas caldeiras da Lagoa das Furnas.

Por fim, no dia 24 de agosto irá ter lugar a atividade “Venha conhecer a Turfeira”, que consiste numa visita guiada ao Planalto dos Graminhais, onde poderá conhecer este importante habitat, único nos Açores, e ficar a saber mais sobre os benefícios que nos proporcionam, bem como os trabalhos realizados para a preservação destas turfeiras. Esta atividade decorre das 10h às 13h e o ponto de encontro é na Ribeira dos Caldeirões, no Nordeste.

As atividades são gratuitas mas a inscrição é obrigatória através do site http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2013/. Para qualquer dúvida poderão contactar o Centro Ambiental do Priolo através do 918 536 123.

Venha conhecer a fauna e a flora dos Açores, sozinho ou em grupo. Descubra o habitat do Priolo, ave endémica dos Açores e as plantas de que ele se alimenta, sem esquecer as turfeiras e outras aves dos Açores.
Contamos consigo!

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: