E-MUSEUM: PLATAFORMA MOBILE PARA ACESSIBILIDADE EM MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS

E - Museum 65675_472362776177663_1222970655_a

Ver: http://manuelaralha.blogspot.pt/2013/08/e-museum-plataforma-mobile-para.html

E-Museum Plataforma Mobile. Ferramentas Tecnológicas para Acessibilidade e Divulgação do Património Cultural.

Plataforma E - Mobile 1146745_511864305560843_488470425_n

E-Museum Plataforma Mobile é um projecto de José Tomé, inserido no Projecto Final da Licenciatura em Comunicação e Design Multimédia da Escola Superior de Educação de Coimbra. Consiste no desenvolvimento de uma Plataforma Mobile para acessibilidade em museus e espaços culturais, permitindo aos visitantes destes espaços a consulta de informação através de dispositivos móveis (telemóveis / tablets).
Esta ferramenta irá funcionar com um guia ou assistente virtual, dando a possibilidade ao visitante de consultar informações que possam ajudar a contextualizar as obras e colecções expostas, permitindo-lhe maximizar a sua experiência de visita.
Como pontos fortes desta ferramenta, o autor destaca a sua universalidade, o acesso à narração áudio de todos os conteúdos e a sua portabilidade / mobilidade (uso offline em áreas cobertas ou espaços abertos, sem necessitar de ligação à web para acesso a todos os conteúdos).
Além deste produto, está a ser desenvolvida uma plataforma de gestão dos conteúdos, que permitirá a qualquer entidade (museu, fundação, galeria de arte, etc.) a criação e gestão autónoma de conteúdos, e disponibilização destes mesmos conteúdos nos dispositivos móveis dos visitantes.
Podemos acompanhar o desenvolvimento deste projecto através de uma página no Facebook, onde existem já vários vídeos que apresentam algumas das funcionalidades do E-museum, que estarão disponíveis na versão final.
Fonte: GAM
Obrigado à Manuela Ralha

Leave a Reply